sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Torta de Nutella


Foto feia pra uma torta tão boa...
Feliz Ano Novooooo! Demorei pra voltar né! Tudo meio lento ainda apesar de quase não ter parado de trabalhar, mas sabe como é, agora, até o Carnaval...rsrs. Brincadeirinha, bora trabalhar que esse ano eu quero fazer muita coisa boa!

Nós passamos o Ano Novo numa chácara, no interior de São Paulo, e o combinado era cada um levar um prato. Claro que minha parte foi a sobremesa!
Levei nosso super batido conhecido pavê de maracujá e uma torta de Nutella, que na minha nada modesta opinião estava sensacional e eu pretendo repetir e repetir e repetir! Ah! e que acabou em 5 minutos (mas também não era tão grande assim...rs)
A carinha da torta tava tão boa que a princesinha de 4 anos (filhota da minha prima) não queria jantar porque tava com muiiita "dor de dente" mas queria comer a torta da Rê. E ai que durante o jantar ela deita no meu colo e capota... Acorda no dia seguinte quase chorando dizendo pra mãe que tava muito triste porque dormiu e não comeu a torta. A primeira coisa ela fala quando a gente se encontra no dia seguinte: "Rê, você guardou um pedaço pra mim?"
Queria ter me transformado em torta mas o melhor que eu pude fazer foi prometer que assim que desse eu fazia uma só pra ela...

Bom, chega de papo!

A receita da massa foi inspirada nesta outra torta aqui.

Ingredientes da massa:
100g de farinha de avelã
130g de farinha de amêndoa
4 colheres de sopa de manteiga (60g)
4 colheres de sopa de açúcar (usei Glaçúcar porque ia vencer...rs mas com açúcar normal também dá certinho)

Ingredientes do recheio:
400g de Nutella
1 caixinha de creme de leite (da próxima vez eu colocaria 1 lata)
1/2 pacotinho de gelatina sem sabor dissolvida em 1/3 de xícara de água morna para quente (tô passando essas medidas, mas aqui foi tudo no olhômetro)

Para fazer as farinhas:
Espalhe as avelãs numa assadeira e leve ao forno baixo até ficar meio douradinha. Cuidado pra não queimar! (eu sou boa nisso!). Depois espera esfriar e esfrega com as mãos para as cascas soltarem. Ai é só bater no processador ou liquidificador.
A amêndoa você coloca um minutinho na água quente e depois aperta de leve que a casca solta. Só então é que ela vai pro forno torrar. Mas não sei quanto tempo, chuto uns 10 minutos... Tirou do forno, esfriou, é só processar.

Eu misturei as duas castanhas porque só tinha 100g de avelã em casa (amêndoa eu sempre tenho pra esse tipo de emergência rsrs) e mesmo assim o sabor dela ficou bem evidente. Se quiser fazer só com avelã ou só com amêndoa ou misturar nozes ou inventar mais...ai vai de gosto! Eu já fiz essa massa de vários jeitos, com várias castanhas diferentes e sempre fica uma delícia!

Misture bem todos os ingredientes da massa até ficar uma bola bem homogênea. Espalhe a massa numa forma de torta com fundo removível e asse a 180°C de 10 a 15 minutos (até dourar). Reserve.

Misture bem a Nutella e o creme de leite. Adicione a gelatina dissolvida na água e misture outra vez. Despeje o recheio sobre a massa e leve à geladeira por pelo menos 5 horas.

Eu guardei um pouco de avelã triturada pra enfeitar as bordas.

Eu fiz a minha massa em casa, 3 dias antes de servir. Cobri com papel filme, coloquei num saco bem fechado e deixei em temperatura ambiente. No dia da festa fiz o recheio e a massa tava perfeita, não amoleceu, não ficou com gosto estranho. Claro que foi um risco, mas fiz isso pelo bem do blog! hihi Mentira, eu não sabia se ia ter como assar lá, então quis levar pronta! Fica a dica!

As fotos ficaram horríveis a fotógrafa é ruim mesmo mas desta vez foram as circunstâncias. Eu nunca uso flash em foto de comida porque descaracteriza, só que dessa vez se eu não usasse vocês não iam conseguir ver nada...tipo isso:


O importante é que a torta ficou muiiiito gostosa e como vocês viram é super fácil de fazer. Um pouco cara por conta do preço da Nutella (essa eu ganhei e veio da Itália! chique!) mas juro que vale cada centavo!

Faz pra curtir a chuva no fim de semana e depois me conta!

Um comentário: