terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vôngole e salada bem bonita




Quando eu era pequena minha avó fazia sopa de conchinha. Eu só gostava da concha mas a regra era comer a sopa pra poder comer as conchas, claro! Então eu tomava (bem rápido) um caldo estranho de arroz que eu não sou chegada com cebola que eu detesto e deixava as conchas pro final...ai eu era feliz!
Fiquei anos sem comer vôngole. Ai um dia minha prima fez e eu amei principalmente por ver que era tão simples e tão bom!
Comprei sábado na feira 1 kg de concha por R$5,00, um prato grande de vôngole sem concha por R$15,00 e um pequeno por R$7,00 (pra congelar e virar risoto um dia). Numa outra vez, comprei no Mercadão, também por preços parecidos.

Hoje eu vou falar só das conchinhas que eu fiz como entrada junto com uma salada. O prato principal mostro em outro post.

Ingredientes:
1 kg de vôngole na concha
1 limão
1/2 maço de salsa bem lavada
Azeite
Sal a gosto

Peguei um escorredor de macarrão e joguei as conchas lá. Lavei bem, deixei escorrer bastante água pra sair toda areia.

Em uma panela (sugiro uma que não seja de teflon, porque às vezes risca) coloque um pouco de azeite, despeje as conchas e ligue o fogo. Coloque o suco de um limão, mexa e feche a panela (as conchas abrem com o calor). Enquanto isso pique a salsa. Quando as conchas começarem a abrir ponha sal a gosto e mexa. Deixe mais um minutinho até elas abrirem completamente. Desligue o fogo e misture a salsa picada. Deixe a panela tampada até a hora de servir.


Fica ótimo acompanhado de pão italiano porque o vôngole solta um caldinho que molhado no pão...tuuudo de bom!
Como eu tinha feito outro prato com vôngole (meio Bubba Gump esse almoço de sábado...rsrs) nós comemos com uma saladinha bem bonita e fácil:

Ingredientes:
1/2 maço de agrião
1/4 de maço de alface
Muitos, muitossss tomatinhos cereja
1/2 manga picada

Pique grosseiramente as folhas já lavadas e disponha numa saladeira. Sobre elas coloque os tomatinhos cortados ao meio e a manga picada. Pronto! Fácil e fica super bonita essa salada. Mami temperou com vinagre balsâmico, azeite e sal. 

Boa semana pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário