segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bolo de aniversário da mamis e do blog!


Pois é, o blog e a mamis fazem aniversário em datas próximas (sem falar da metade da família que também faz entre jan/fev/mar). Meu primeiro post, ano passado, foi o croquembouche que eu fiz pra festinha da minha mãe. Esse ano mamãe (e o blog) ganhou um bolo que ela já pede há tempos e eu só incrementei pra dar a minha cara.

Fiz um bolo simples, pão de ló branco, e esse você pode fazer como quiser. Sua receita preferida, bolo de saquinho, comprar pronto, fica a seu critério.

Recheio:
1 lata de leite condensado cozido na pressão por 30 minutos (não esqueça de descolar o rótulo da lata hein!)
200g de ameixa seca picada
Misture os dois e reserve.

Para a segunda camada de recheio eu comprei um potinho de sorvete da Kibon. Acho que é uma linha meio nova da Kibon que vem em potes de mais ou menos 450ml com precinhos meio salgados, mas vale muito a pena pela qualidade e pelos sabores diferentes. Eu comprei o de baunilha com brownie.
A montagem:

Eu assei meu bolo numa forma de pão/bolo inglês então pude cortar em três fatias pra poder fazer duas camadas de recheio.
Separe as fatias do bolo. Regue a fatia de bolo que está no prato com um pouco de leite pra umidecer. Usei leite puro mesmo porque eu tava com medo de ficar muito doce.
Depois, espalhe o doce de leite generosamente. Sobre este recheio, coloque outra fatia de bolo e regue com leite de novo. 
Agora é a vez do sorvete. Tem que ser muito rápido porque ele já tem que estar meio mole, senão não dá pra espalhar. E pra derreter tudo, é questão de segundos....
Depois de colocar bastante sorvete, cubra com a última camada de bolo.
Eu tinha um chantilly de caramelo congelado e quis usar pra cobrir o bolo. O sabor tava ótimo mas a consistência não ficou legal, portanto não congelo mais chantilly (eu sei, todo mundo diz que não pode, mas eu quis tentar rsrs).
Assim que terminar, direto pro congelador! E tire só na hora de servir.

O bolo ficou bem gostoso, eu adoro doce de leite, mas pro meu gosto, um pouco doce demais. Na verdade a ideia do sorvete veio porque eu achei que só doce de leite ficaria mesmo muito melado. E ajudou realmente, mas é daqueles bolos que só um pedacinho já é suficiente, na minha opinião.

Parabéns pra mamis e pro blog e muito obrigada pelo carinho de vocês que me acompanham!
Beijos e boa semana!

5 comentários:

  1. Oi Renata,
    Primeiro, queria dar os parabéns para sua mamis, bj especial pra ela! Segundo, te parabenizar pelo niver do blog, passa rápido, né? Agora sim, posso falar que fiquei morrendo de vontade. Seu bolo ta super criativo mesmo que vc tenha achado doce demais. Para minimizar o problema do sorvete derretendo, ajuda bastante se você montar o bolo dentro da forma, até a camada imediatamente antes do sorvete. Depois, coloque o sorvete amolecido sobre o bolo congelado e termine de montar. Volte tudo pro freezer. Desta forma, o sorvete, que já estará mole não amolecerá mais ainda em contato com o bolo em temperatura ambiente. Mas eu bem que gostei daquele sorvete escorrendo pelos lados, adoro sorvete mole! rsrsrs
    Mil beijos e parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia, obrigada pelas dicas! Devia ter pensado nisso!
      E eu tb adoooro sorvete mole....rs
      bjos

      Excluir
  2. hum... adoro doce de leite e essa dica do sorvete parece uma ótima idéia! Amei o seu blog Renata, vou visitar mais vezes! bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena! Seja muito bem vinda!!!Adorei sua visita, beijos

      Excluir
  3. Querida Renata
    Parabéns atrasado pelo niver do blog! Te desejo muito sucesso, pois você tem muito talento e uma qualidade que admiro muito: humildade!
    Que Deus também abençoe muito a tua mãe pelo dia especial.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir