quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Extrato de baunilha caseiro


Eu ando meio invocada com as essências de baunilha que encontro por ai. Ano passado precisava da baunilha pra fazer um doce e comprei 3 vidrinhos, mas não gostava do cheiro, nem da cor, nem do sabor. Omiti da receita. Pra dar um jeito nisso, pesquisei bastante e decidi fazer o meu próprio extrato.

Comprei duas favas de baunilha no Mercado Municipal de São Paulo, paguei R$ 6,00 cada uma e acho que foi um preço muito bom pelo que eu andei lendo. Descobri que existem três tipos de fava e na verdade eu não sei qual é o meu, mas comprei mesmo assim e agora estou "chocando" meu extrato dentro do armário.
Minhas favas já cortadas

E o melhor é que é fácil de fazer!

2 favas de baunilha
250 ml de vodca (eu não entendo nadica de nada de vodca, então pra garantir comprei uma de marca conhecida que custou uns R$ 23,00. Tinham outras de R$3 ou 4 e também de R$ 60,00, essas me deram medo...)

Corte as favas ao meio mas não raspe as sementinhas. Coloque em uma garrafinha e adicione a vodca. Demora em torno de uns 2 meses pra ficar pronto.
Como eu não tinha garrafa disponível, fervi um vidro de geleia e fiz meu extrato lá. Não dá pra sacudir muito porque vaza, mas ontem eu abri o vidro e saiu um cheiro tão bom....
Mal posso esperar pra usar meu extrato e deixar tuuuudo com gosto de baunilha...rsrs

Daqui uns 2 meses eu mostro como ficou!

Beijinhos

2 comentários:

  1. Também ando doida pra fazer o meu próprio extrato! Vou aguardar o resultado!
    bjssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata.
    Recebi sua visita no meu blog www.viajarpelomundo e vim retribuir para conhecer o blog de outra fonoaudióloga. Que coincidência. Bom sinal. Afinal, temos vida além do consultório. hahaha.
    Entrei como sua seguidora.
    Adorei o blog.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir