segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Muffin de banana e blueberry

Eu tenho gostado da ideia de fazer muffins em vez de um bolo grande. Psicologicamente é mais fácil de contar quantos eu comi posso comer. Além do mais, eles são bolinhos charmosos. Eu sei que passou da hora de eu comprar uma forma de muffin, mas as de pão de mel já estão em casa (apesar de eu saber que eles ficam menos bonitos...) e como a minha cozinha é muiiiito pequena, seria mais uma coisa pra guardar.

Eu sempre tenho vontade de comprar blueberries (ou mirtilos) mas nunca compro porque acho muito caro. Dia desses me deparei com uma caixinha por R$8,00. Ainda acho caro, mas já cheguei a ver por R$18,00. Pra matar minha lombriga de criação, comprei.
Chegando em casa encontrei 4 bananas passadas me esperando... Precisava encontrar uma receita que levasse banana e blueberry ou eu ia ter que improvisar.... Acredita que eu achei?! No site da diva Martha Stewart. Fiz algumas adaptações e o resultado agradou bastante.

1/2 xícara de farinha de milho
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1 xícara + 2 colheres de chá de farinha (coloquei 1/2 xíc. de farinha e 1/2 de aveia em flocos finos)
3 bananas grandes amassadas (misturei um pouco de açúcar e canela)
1/2 xícara de buttermilk (troquei por coalhada)
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de suco de limão
1 ovo grande
1 colher de chá de baunilha
1 xícara de blueberry
1 1/2 colher de chá de açúcar

Antes de continuar preciso falar do buttermilk. No dia em que fiz a receita, sei lá porque, assumi que podia substituir por iogurte, sem pesquisar nem perguntar pra ninguém, e deu certo. Mas pra colocar no blog eu tinha que descobrir. Buttermilk, comum nos EUA, é o soro/coalho que sai do processo de fabricação da manteiga e lá é comercializado pra fazer bolos, pães e panquecas. Eu li em alguns lugares que pode ser mesmo substituido por iogurte (ou iogurte com um pouco de leite) e também por uma mistura de uma xícara de leite com 1 colher de sopa de limão ou vinagre (o leite tem que talhar). Deixe descansar 10 minutinhos e pronto, pode usar.
Aqui em casa nós comemos pão com coalhada seca todos os dias no café (coisa de família árabe...rs). Eu mesma faço a coalhada e escorro em filtro de papel. Alguém sabe se esse soro também pode substituir o buttermilk?

Voltando à nossa receita....
Pré-aqueça o forno e deixe as formas preparadas e untadas (se for o caso).
Misture as farinhas (reserve as 2 colheres de chá de farinha de trigo), o sal, o bicarbonato e o fermento.
Em outra tigela misture as bananas, a coalhada (iogurte), o mel, o ovo, o suco de limão e a baunilha.
Junte as duas misturas. Lembrando que muffin não pode ser muiiiito misturado, senão a massa fica pesada.
Passe os blueberries nas 2 colheres de farinha (pra eles não se concentrarem no fundo do bolinho) e misture-os na massa delicadamente.
Divida a massa nas forminhas e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos a 200 graus.
Depois de frio, polvilhe o açúcar nos muffins. Eu usei de confeiteiro.

Não sei se vocês repararam mas não vai açúcar na massa. Eu só percebi quando provei um e achei que faltava doce. Ficou uma delícia e até bem saudável se vocês repararem bem, mas na próxima eu aumentaria o mel e o açúcar que eu pus na banana  (ainda bem que eu pus! rs).

Beijos e boa semana
Recém saídos do forno



3 comentários:

  1. Hum... que delícia de receita, Renata!
    Consigo imaginar o cheiro que deve
    ter se espalhado pela casa!
    AdoroOo esses bolinhos! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, realmente, a casa ficou cheirosa! Essa é uma das partes que eu mais gosto de fazer comida cheirosa, porque invade a casa toda...rs
      bjosssss

      Excluir
  2. Hmmm,,, Renata, ficaram lindos! Tenho um pacote de blueberries tipo passa (desidratados) que vão acabar virando muffins, tomara que fique bom como os seus! A propósito, gostei do formato mais cilindrico dado pela forminha de pão de mel, ficou super charmoso, saiu do tradicional :)
    bjssss

    ResponderExcluir