quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Antepastos


Esse carnaval foi ótimo! Nós acabamos ficando por aqui, mas passeamos, descansamos, assistimos muitos filmes e a cozinha... funcionou loucamente!
Há tempos que eu ensaio pra fazer uns antepastos e desta vez saiu. Comprei abobrinha, berinjela, tomate, manjericão e  pimentão e fui pra cozinha.
Dei uma olhada no livro da Dona Benta em busca de receitas mas não curti. Lembrei que minha mãe fazia uma berinjela no forno que eu adorava e resolvi seguir mais ou menos aquela linha.
O problema de passar essa receita que não tem receita, na verdade, é que foi tudo meio a olho, mas eu vou tentar.

Antepasto de berinjela:
4 berinjelas descascadas e cortadas em tiras finas (corte à juliana, Renata também é cultura hihi)
2 pimentões vermelhos cortados em tiras bem finas
Folhas de manjericão
sal a gosto (acho que foi uma colher de sopa rasa)
Coloque tudo numa assadeira grande e misture bem. Regue generosamente com azeite e um pouco de vinagre. Leve ao forno por uma hora, uma hora e meia, até os ingredientes ficarem bem molinhos e integrados.

Antepasto de abobrinha:
3 abobrinhas cortadas em tiras finas
1 pimentão vermelho cortado em tiras finas
1 colher de sopa de orégano
Sal a gosto
Coloque tudo num refratário misture bem e regue com azeite e vinagre (pouco). Bom, eu tentei fazer no microondas. Deu certo, ficou uma delícia, mas levou 25 minutos até ficar com a aparência que eu queria. Acho que da próxima vez  faço no forno, mesmo que leve mais tempo.

Eu não coloquei manjericão na abobrinha nem orégano na berinjela porque eu queria que ficassem com sabores bem diferentes, mas não tem regra, vale tudo! Pode colocar cebola, alho, azeitona (esqueci!), passas (minha mãe colocava)...

Servi esses antepastos com torradinhas de pão amanhecido. Sucesso total, eu e o Luis não conseguíamos parar de comer, recomendo muito. E acho que é um lanche bem saudável! Eu tentei não exagerar no azeite pra ficar menos calórico, mas isso também é a gosto.
Achei muito prático pra se ter na geladeira, então no dia seguinte fiz mais de berinjela (até porque sobrou bem pouco da primeira leva...) e adicionei o pimentão amarelo. Ficou uma delícia, pra quem gosta claro, dá um sabor delicado.

Bom, esse de tomate não é bem um antepasto, é quase um molho...rs 
Eu faço muito isso pra gente lanchar à noite. É rápido, então dá pra fazer depois que eu chego do trabalho, e bem levinho.

3 tomates bem maduros
azeite
sal a gosto
folhas de manjericão
Pique os tomates e coloque em uma panela com um pouco de azeite e o sal. Leve ao fogo baixo e mexa de vez em quando. Vai soltar bastante água e em seguida começa a secar. Quando o caldo estiver bem grosso (demora uns 15 minutos) coloque as folhas de manjericão, mexa bem e desligue o fogo.
Normalmente eu corto o pão francês, coloco uma fatia de queijo bem fina e jogo o tomate por cima, ainda quente, pra derreter o queijo, e mais umas folhas de manjericão. E pronto!
Mas dessa vez eu coloquei um pouco de tomate sobre as fatias de pão que ainda iam ser torradas, uma fatia fina de queijo minas padrão e uma folhinha de manjericão. Levei ao forno por 5 minutinhos e pronto.
Antes do forno...
Depois do forno

Sirva tudo com um bom vinho e um bom filme! 
Beijos

3 comentários:

  1. AMEI, Renata! Todas as versões e todas as dicas, claro que vou fazer! Esse último de tomate, hein! Que perdição!

    ResponderExcluir
  2. Também Amei, Renata! Me deu água na boca. Vou fazer aqui em casa e depois na casa do Vô e da Vó
    . Beijinhos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sogrinha, que bom que gostou! Descobri que é um otimo negocio ter sempre um pote desse na geladeira pq no dia que eu chego cansada e nao tenho vontade de fazer nada, a janta é antepasto! Fica bom até com pao frances fresquinho!
      bjosss saudade

      Excluir