quarta-feira, 23 de março de 2011

Muffin Salgado



Essa receita se tornou uma das minhas preferidas porque é rápida, prática e, em geral, nós sempre temos os ingredientes em casa.
Se aparece uma reunião com as amigas e não dá tempo de fazer algo mais elaborado ou chego em casa tarde e esqueci de comprar pão ou tô afim de comer uma coisa gostosinha que não dê trabalho, os muffins salgados são perfeitos.
Peguei essa receita no canal do you tube da Otavia Somavilla. É legal dar uma olhada porque você pode ver como ela faz!

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento químico em pó
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
Misture e reserve.

1 ovo
¼ de xícara de óleo
1 xícara de leite
Misture sem bater muito.

O recheio é a gosto! Eu faço com o que tem na geladeira. Por exemplo, amanhã vou fazer com queijo fresco e mussarela em cubinhos, um pouco de queijo parmesão e azeitona verde picada. Já fiz com tomate seco também e fica ótimo!

Na receita da Otávia, ela coloca 100g de queijo e 100g de presunto (só pra vocês terem ideia de quantidade). Mas eu já fiz com muito recheio e com pouco. Sempre fica bom!

Junte o recheio na mistura seca e mexa. Depois adicione a mistura líquida e mexa bem pouco, só pra misturar mesmo, senão a massa fica pesada.

O tamanho fica a critério de cada um. Eu coloco uma forminha de papel (tipo de empada, queijadinha...) dentro da forma de alumínio de mini pão de mel e coloco massa até um dedo da borda. Depois de assado fica assim:

E pra ninguém deixar de fazer só porque não tem forma de mini pão de mel...(minha mãe com certeza daria essa desculpa...rs brincadeira mami!)


Sim, eu testei colocar na forma de papel e direto na assadeira (olha como eu me empenho pelo blog! rs). Ele fica mais disforme, claro, mas sabem que eu achei mais gostoso... não sei direito qual é a lógica, acho que fica uma casquinha...

Espero que gostem! Eu amoooo receitas rapidinhas!
beijos

3 comentários:

  1. Muito bom Renata! Tenho visto por ai, nesta blogosfera de comidas deliciosas, muffins salgados, recheados com uma florzinha inteira de brócolis, de modo que quando vc corta ao meio, fica o desenho do brócolis como uma arvorezinha... muito lindo! Deve ficar perfeito com esta sua receita.
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Renatinha,

    Adorei a receira do Muffin Salgado.
    Tia Nazira

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Rê mais uma receita testada e aprovada!!!!! Como não tinha as forminhas fiz como vc falou (sem elas) mas coloquei eles bem juntinhos e não ficou muito disforme não, ficou foi um delícia!!!!! Como não sou light como vc fiz uma receita de calabreza com queijo (parmesão e mussarela ralados) e outra de queijo e presunto, todos comeram e pediram bis!!!!! Beijão (Aline)

    ResponderExcluir