quarta-feira, 16 de março de 2011

Bolo de Palhaço




Fim de semana passado foi a festinha de aniversário das minhas princesas, além do batizado da princesa mais nova (eu e o Luis fomos padrinhos!!!). Desde o ano passado eu tinha prometido que ia fazer um bolo de palhaço pra elas.

Quando eu fiz um ano minha tia Clarice amada e fofíssima fez um desse pra mim. A ideia veio de um livro beeem antigo do Leite Moça- Nestlé que minha mãe tem.



Usei o livro como guia, mas as receitas, mudei todas! Fiz um pão de ló de fécula de batata que sempre dá certo e é ótimo pra cortar, rechear, segurar, mudar de lugar...nunca quebra! Recheei com uma ganache de chocolate meio amargo com ao leite e morangos (a pedido da princesa mais velha! rs). Para cobrir, em vez do glacê que o livro indica, fiz uma ganache branca.


Eu sei que atualmente os bolos são feitos com pasta americana e ficam lindos e perfeitos. Mas eu, particularmente, não gosto muito do sabor, então dei preferência ao chocolate, até porque as crianças adoram!
Na decoração também fiz adaptações. Em vez de fios de ovos para o cabelo, usei ganache branca tingida com corante verde e fiz o trabalho com bico e saco de confeitar.
 Os olhos foram duas cerejas que eu passei no granulado crocante, em vez de confeitos. 
Para a boca fiz um molde de cartolina e papel manteiga e passei uma camada grossa de chocolate branco com corante vermelho. Depois de secar tirei do papel e coloquei sobre o bolo.
O nariz foi de plástico mesmo. Na revista fala pra fazer uma bola de isopor com cola e glitter, mas não achei legal porque ia cair glitter no bolo.
Para unir as gravatas usei 3 línguas de gato. E o colorido ficou por conta de M&Ms e power ball.

                                                                   Durante a montagem

A parte mais difícil foi cortar o chapéu e a gravata porque do jeito que a revista orienta fica meio desproporcional. Como eu casei com um engenheiro isso foi resolvido em poucos minutos e a gravata do palhaço perdeu alguns pedaços a mais pra ficar bem triangular e caber no tabuleiro (imaginem que eu mandei fazer um tabuleiro de 65x65. Quando olhei pra ele fiquei em pânico! Fomos testar e mal entrava no carro, além de caberem quase dois palhaços!!! Ainda bem que minha mami guarda muitas coisas importantes, entre elas uma tábua, que bem forrada virou um tabuleiro ótimo e de tamanho adequado!).

Deu trabalho, mas as crianças gostaram tanto que valeu cada minuto de planejamento, trabalho e horas sem dormir!
Agradeço muiiiiito à mamis que ajudou na decoração (eu tive que brigar pra ela parar de colocar M&Ms no bolo) e passou a madrugada ao meu lado e ao marido fofo que ajudou na parte lógica da montagem (além de me ouvir falar desse bolo meses a fio...rs).

Vale comentar que na hora do Parabéns o bolo tinha muitas marcas de dedos de crianças e quase nenhum M&M!!!

5 comentários:

  1. rsrsrsrsrs, adorei ler sua aventura com o bolo! Ficou lindo e valeu cada minuto gasto, né? Parabéns para as pricesas e para vc pelo carinho e dedicação!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Ai prima, adoraria estar ai para te ajudar na montagem desse maravilhoso, mega, blaster bolo que ficou lindissimo.
    Vc é muito talentosa querida. Parabens! Adorei tudo, só nao gostei de nao poder participar desse momento (mais uma vez). Bjossss

    ResponderExcluir
  3. Primaaa! Acredito que estou com os olhos cheio de lágrimas! Teu blog é um a fofura, ses comentários mais ainda, só podiam vir de alguém tão especial como você!
    As batatas ficaram uma delícia?
    Saudades!
    Déa

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata,
    Já fiz este bolo quando uma de minhas sobrinhas fez 1 ano-ela agora tem 32.Minha irmã tinha este livro de receitas da nestle, mas ela o perdeu, portanto gostaria de te pedir para me enviar por e-mail a receita original do bolo cara de palhaço da foto acima. Vou fazê-lo para o aniversário de 01 ano do meu sobrinho neto.Desde já te agradeço.Um abraço e parabéns pelo blog e pela criatividade e empenho na confecção do seu lindo bolo.Meu e-mail é bereniceemike@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Ola Renata uma amiga minha tinha esse livro e perdeu e estou começando a fazer bol pra fora,sou de rio claro (sp) sera que teria como me enviar uma cópia?Pago a postagem e a cópia pra vc.Aguardo sua resposta debora_zanao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir