terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ragu de cogumelo e pinhão com purê de batata


Minha cozinha anda meio parada ultimamente porque o trabalho tem fervido. Como vocês podem perceber pela presença do pinhão, essa receita tá atrasada, mas ficou tão gostosa que eu quis postar mesmo assim. E é claro que dá pra fazer omitindo o pinhão, só vai ficar menos exótica, digamos assim...rs

Um dia eu vi em algum que lugar que já não lembro mais, um jeito diferente de fazer purê. Em vez de cozinhar as batatas na água, assá-las no forno. Lave bem as batatas, envolva cada uma (com casca) em papel alumínio, bem embrulhadinha, colocaque numa assadeira e leve ao forno moderado. Nunca marquei o tempo, mas depois de uns 30, 40 minutos eu espeto com um garfo pra ver se já estão macias ou precisa assar mais. Quando você achar que está macia o suficiente é só tirar do forno, esperar esfriar e descascar.
Demora um pouco mais, mas depois dessa descoberta, se eu tiver tempo só "cozinho" batata assim. Fica super saborosa, dá bastante diferença no purê.

Purê de batatas:
6 a 8 batatas médias assadas e amassadas
1 colher de sopa de manteiga
Sal e noz moscada a gosto
Mais ou menos 1/2 copo de leite
Derreta a manteiga e junte os outros ingredientes na panela. Mexa bem até todo o leite ser absorvido. Desligue o fogo e reserve.

Bom, eu sei que pra ragu ser ragu tem que ter vinho e cozinhar beeem devagar. Eu não tinha vinho em casa e nem cozinhei beeem devagar, mas achei que ficou com cara de ragu. Acho que acrescentando uma tacinha de vinho tinto deve ficar muito bom!

Ragu de cogumelos com pinhão:
200g de shitake limpo e picado
200g de shimeji limpo e solto dos cabinhos
1 xícara de pinhão cozido, descascado e fatiado grosseiramente
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de shoyo
 Noz moscada a gosto

Derreta a manteiga e acrecente os cogumelos e o shoyo. Mexa bem e acrescente o pinhão e a noz moscada.
Como o cogumelo solta água o ragu vai cozinhar, a princípio, nesse caldinho. Conforme for secando o caldo, acrescente um pouco de água. Quando os cogumelos estiverem macios e o caldo não muito aguado desligue o fogo.

Pegue 2 pratos fundos coloque 3 colheres de purê e sobre ele o ragu com um pouquinho de caldo e tá pronto!






2 comentários:

  1. Nossa, Renata, quanta coisa boa aprendi nesse seu post! Adorei a idéia do pure de batata, e esse ragu me deu a maior vontade de experimentar o pinhão (nunca comi!)Parabéns!Vc é uma "chef" muito talentosa!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Delícia de prato! A batata assada faz um purê mais puro (menos aguado) e este ragu deve ficar maravilhoso, rsrs.

    Beijo!

    ResponderExcluir