quarta-feira, 25 de abril de 2012

Panquecas para um café da manhã especial


Hoje eu e o Luis fazemos 3 anos de casados! E ontem completamos 8 de namoro!!!
A primeira vez que o Luis foi do Rio pra São Paulo me visitar (que foi quando nós começamos a namorar) eu ia ao aeroporto pra buscá-lo depois de uma aula da faculdade. E minha amiga Ju me acompanhou até o ponto de ônibus. Eu tava, lógico, super ansiosa mas eu tenho um otimismo incrível dentro de mim (que também existe para cozinha, eu nunca cogito a hipótese de algo dar errado!) e nunca passou pela minha cabeça que ele pudesse não aparecer. Bom, ele foi e cá estamos nós, 8 anos depois... A parte engraçada é que depois de tudo isso a Ju me contou que ela tinha quase certeza de que ele não viria, eu ia voltar pra faculdade chorando e ela ia me consolar...rsrs

Bom, eu quis começar o dia com um café diferente da vitamina e do pão com coalhada de sempre. Fiz panquecas de banana com aveia. Cheguei a procurar algumas receitas na internet mas nada me agradou. Lembrei do livro Revolução na Cozinha, do Jamie, só que também não quis fazer as panquecas dele, mas ele me deu uma informação muito importante... Quando nós usamos farinha com fermento nas panquecas elas ficam gordinhas e fofinhas, como as americanas, já a farinha sem fermento faz as panquecas ficarem mais parecidas com os crepes europeus, bem fininhas e delicadas.

As fininhas eu sempre faço com carne , espinafre etc. Dessa vez eu queria as gordinhas! Não tenho o hábito de usar farinha com fermento, então improvisei e fiz a receita de um jeito que eu achava que podia dar certo. Ai vai:

1 ovo
2 bananas prata
1/2 xícara de aveia em flocos finos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
1 colher de café bem cheia de fermento
1 pitada de canela (opcional)

Bati tudo com o mixer (preguiça de sujar o liquidificador...).
Unte uma frigideira com manteiga e coloque 1 colher de sopa cheia para cada panqueca.
A quantidade que você vai fazer de uma vez depende do tamanho da frigideira (esqueci de fotografar esse passo), mas mesmo na frigideira média dá pra fazer umas 2. Assim que dourar, vire a panqueca com uma espátula. Dourou do outro lado, tá pronto!
As opções de acompanhamento são inúmeras, depende da imaginação. Nós comemos com mel...


manteiga...


e cream cheese!


Eu não coloquei açúcar porque o Luis não curte coisas muito doces no café da manhã, mas pra quem quiser algo docinho é bom colocar umas duas colheres de sopa e bater com os outro ingredientes.
Essa quantidade foi suficiente pra nós 2 e ainda sobraram 4 panquequinhas, mas nós só comemos isso.E vale falar que eu fiz em menos de 30 minutos!

Ainda vai ter um jantar especial hoje, depois eu conto! Ah e tô preparando também um post sobre os restaurantes legais que nós fomos em Foz do Iguaçu!
Beijos


2 comentários:

  1. Delícia de Panqueca, Renata ! Eu também sou sempre otimista e sabe que isso tem me ajudado ?
    Bj e parabéns,

    ResponderExcluir
  2. Lylia, que bom ver você por aqui! Sabe que eu tb acredito que o otimismo realmente ajuda a dar certo!
    Eu tava agorinha mesmo fuçando todos os blogs amigos em busca de um pão de azeitona e achei um lá no seu! Eu comi um paozinho nas ferias que eu ameeei e agora queria reproduzir...rs
    Beijosss

    ResponderExcluir