sexta-feira, 23 de março de 2012

Falso tartuffo no Dia do Chocolate

foto de Paulo Lacerda Neto

Sabe quando você vai numa pizzaria e em cima da mesa fica um triângulo de papel com fotos de sobremesas? E as sobremesas são sempre umas bolotas de sorvete com recheios e caldas e etc? Pois outro dia eu vi em algum blog gringo um negócio parecido com esse, mas feito com uns cremes e mousses. Fiquei com aquilo na cabeça.
Lembrei da blogagem coletiva do dia do chocolate! (dia 26 de março!!! Eu também não sabia) proposta pela Akemi do Pecado da Gula (que é de fato um pecado).
Procurei umas receitas de tartuffo mas só o que  aparecia era sorvete recheado com sorvete, que deve ser a receita original. Eu queria algo diferente...
Às vezes eu tô no trabalho e vem uma ideia genial, assim do nada mesmo (ou que eu considero genial...)! Lá fui eu colocar a ideia em prática. Aproveitei que nós íamos receber os primos do Rio e fiz 4 tartuffos falsos:

Ingredientes:
400g de chocolate (usei o blend, aquele ao leite que tem uma parte meio amargo)
1 caixinha de creme de leite (vai sobrar um pouco)
Bolo de chocolate esfarelado
Leite para umidecer o bolo
100g de crocante
1 pote de sorvete Galak (Nestlé)

Pegue quatro taças de sobremesa redondas (a minha era bem grande), forre com filme plástico e reserve.
Derreta 200g de chocolate na potência média do microondas por 1min30s. Misture nesse chocolate 3 colheres de sopa de creme de leite. Vai virar uma ganache bem durinha.
Passe essa ganache no filme plástico como se estivesse forrando a taça por dentro. 
Umideça o bolo com um pouco de leite (só pra ligar os farelos) e coloque sobre a ganache. Leve ao congelador por 10 minutos e tire o sorvete para amolecer.
Passados 10 minutos, tire as taças. Coloque em cada taça um colher cheia de sorvete e misture um punhado de crocante. Cubra com sorvete até um dedo da borda. Alise e leve ao congelador.
Só para ilustrar e dar uma ideia de como é a preparação
 Derreta os 200g restantes de chocolate e coloque 100g de creme de leite. Misture bem.
Retire as taças do congelador e cubra a camada de sorvete com a ganache. Leve novamente ao congelador.
Tire uns 5 minutos antes de servir que facilita na hora de desenformar porque o filme gruda muito.

Quando você desenformar, vai ficar assim:

E quando cortar, assim:
Observem que este já tava meio comido...rs

Você pode comprar o crocante pronto, mas se quiser fazer em casa, aí vai a receita:
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de água
um punhado de amêndoas trituradas
um punhado de coco ralado
manteiga para untar

Leve ao fogo baixo o açúcar e a água. Balance a panela de vez em quando só pra misturar. Quando ficar com cor de caramelo junte o coco e as amêndoas. Misture rapidamente e desligue o fogo (cuidado pra não queimar o caramelo e, principalemnte, pra não se queimar). Despeje o caramelo numa assadeira ou superfície de mármore untadas. Depois de frio corte em pedacinhos com uma faca boa ou uma raspadeira (aquelas de chocolate).

Fica incrivelmente gostoso e você vai querer comer muitos pedacinhos antes de usar na receita. A única observação é que se for guardado num pote e ficar fora da geladeira, vai virar uma massa grudenta depois de uns dias. Eu nem sei se é o mais indicado, mas eu tenho deixado o meu na geladeira. Ele até gruda, mas como fica durinho, é só apertar de leve que quebra de novo.

A princípio eu achei que meu tartuffo não tinha dado certo. Mas depois de desenformado e cortado...  Você morde e vem a casquinha de chocolate com o molinho do bolo com o sorvete e o crocante, assim tudo junto...olha, eu gostei e acho que a visita também...rs

Em homenagem ao dia do chocolate

Beijos e Feliz Dia do Chocolate pra todos nós!

3 comentários:

  1. Quando a larica de comer uma coisa é atiçada, sai de baixo mesmo! rss Nunca tinha ouvido falar deste doce mas só pelos ingredientes e pela forma de preparar já fiquei bem curiosa! Quero experimentar sem falta! Muito obrigada pela participação, este tartuffo vai arrasar, Renata! Bjss e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata, vim aqui conhecer o tartufo, que delícia.
    Fica lindo e não tem como não ser bom.
    Gostei muito do seu blog, já estou te seguindo.
    Ah! estou levando a receita, obrigada por compartilhar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, que delicia de comentario! É bom demais saber quando as pessoas gostam de algo que a gente faz com carinho! Seja bem vinda sempre e leve todas as receitas que quiser!
      beijos

      Excluir