sábado, 23 de julho de 2011

London, London


E para terminar meus relatos gastronômicos de viagem, vamos a Londres.
Quando nós decidimos ir a Londres a única coisa que eu sabia é que queria ir ao restaurante do Jamie Oliver. A princípio pensei no Fifteen, aquele que já tem em vários países e ele recruta 15 jovens carentes para aprender a cozinhar e tocar o restaurante.
Pesquisando na internet descobri diversas opiniões não muito boas em relação ao Fifteen. Por outro lado vi muitas pessoas falando bem do Jamie´s Italian. Inclusive no blog A viagem certa, da Claudia. Eu segui até as recomendações de prato dela e não me arrependi...
Lá fora...

Lá dentro
O restaurante é bem descontraído, simples e os preços são pagáveis mas não muito baratos (dá pra olhar o cardápio no site do Jamie fofinho Oliver)! Com certeza foi a refeição mais cara que fizemos em Londres (lá é tudo suuuuper caro, bate Paris!)
De entrada eu pedi uma bruschetta de ricota com tomate. O recheio era cremoso com tomate bem temperadinho e umas folhinhas de manjericão...hum...muito bom.
Sem flash...

...com flash, pra vocês verem melhor!

A do Luis foi muito legal. Eram azeitonas gigantescas, macias e suculentas! Nunca vi azeitona desse tamanho! Elas vinham no gelo e esse potinho no meio vinha com um patê (que eu não lembro, mas era bom) e pizza branca.


Meu prato principal era um risoto de trufas negras, parmesão e manteiga. Era uma delicia, mas eu tive que colocar um pouco de sal. Eu achei o máximo pela experiência, já que eu nunca tinha comido trufa...chiquérrimooooo.

O Luis pediu um ravióli de mussarela de búfala, limão e hortelã que também era maravilhoso.

Nós só achamos a quantidade pouca. Suficiente, mas eu, gorda que sou, comeria mais.
Para beber nós pedimos uma cerveja italiana chamada Messina que agradou bastante!

A sobremesa foi meio decepcionante. Eu escolhi uma torta de massa folhada com recheio de limão. Vinham 3 framboesas beeeem azedas em cima e uma bolota de creme (eu achei que era crème fraiche, mas depois pesquisando na internet, fiquei meio na dúvida porque era bem espesso). O recheio de limão era super doce e o creme tinha um  gosto super forte de manteiga. Foi a parte chata... acho que eu devia ter pedido alguma coisa com chocolate pra diminuir a chance de errar...rs
Eu sei que as fotos estão ruins e algumas eu até tive que tirar com flash porque sem ele não aparecia nada, mas é que o restaurante era super escuro (e a fotógrafa não muito boa).

No nosso último dia em Londres nós fomos para Greenwich. Chegando lá descobrimos um mercado cheio de bancas e lojinhas com comidas do mundo inteiro além de artesanato, roupas, bijuterias etc. Eu fiquei enlouquecida!  Nós paramos na barraca indiana e comemos samosas que são pasteizinhos triangulares recheados de legumes ou de carne. Nós comemos um de legumes e um de cordeiro. Depois, parei em outra barraca que também tinha samosas, só vegetarianas. Algumas eram de legumes e outras de lentilha. Essa de lentilha foi uma surpresa porque eu nunca tinha comido e ameeei. Acabei não tirando muitas fotos porque o lugar estava abarrotado de gente e não tinha muita oportunidade pra parar e fotografar nossas comidinhas.







Samosas!

Comida indiana...ai o cheirinho era tã bom...

Mais indiana...

Comprei também um brownie de chocolate com caramelo. Não tenho palavras pra ele...eu sou suspeita porque adoro caramelo com chocolate, mas esse era bom mesmo. Até o Luis que não é chegado deu varias mordidas.


Não foram muitas aventuras gastronômicas em Londres. O fish and chips foi uma decepção enorme. Super gorduroso, sem sal, sem tempero.

Eu não consegui ir em nenhum restaurante indiano lá (meu tio disse que os melhores estão em Londres!) mas comprei diversos temperos e pastinhas prontas, além de um pacote de cardamomo em grãos (que aqui é meio caro, sabe)... O único problema é que esses temperos prontos são tãaaaaaao picantes que eu só consigo usar um pouco por vez...rsrs

E aqui termina nossa viagem! Eu tô pronta pra outra mas meu marido disse pra eu me controlar que a vida não é assim...rsrsrs
Como eu sou vidrada em comida, uma das partes mais legais da viagem, para mim, é ver e provar a culinária local, dentro das nossas possibilidades claro! Por isso eu quis dividir minhas experiências com vocês! Espero que vocês tenham se divertido.

Se alguém tiver interesse, nós usamos os seguintes guias:
O Guia do Viajante Independente na Europa (tem site também http://oviajante.uol.com.br). Esse é sem dúvida o melhor, apesar de não ter indicações de restaurantes, por exemplo.
Guia Essencial Barcelona
Guia Essencial Londres
Guia Essencial Paris
Guia do turista brasileiro em Paris
Nós somos meio exagerados (entenda o Luis que não leu nenhum deles e ainda deu a desculpa de que comprou para eu ler, porque eu sou a guia de viagem...), mas cada guia teve sua contribuição. Pra não carregar muito peso eu xeroquei as partes que importavam e ia jogando fora no fim de cada etapa da viagem. Mapas, nós pedíamos no hotel ou metrô.
Além disso, o google é essencial quando você programa uma viagem (eu não consigo lembrar muito bem como era o mundo antes da internet...hihi) porque existem milhões de blogs e sites legais onde a gente conhece os lugares antes de chegar neles!

Um ótimo fim de semana!
Beijinhos


2 comentários:

  1. Moro ao lado e não conheço Londres!
    Fantástico o teu giro!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Renata, adorei suas aventuras, leria muitas mais rsrsrs
    bjssss

    ResponderExcluir