sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Torta de nozes

Esqueci de tirar a foto quando o bolo estava inteiro...

Vocês não imaginam como esta torta é fabulosa. Pra mim ela lembra infância porque minha avó sempre fazia. Mas como é um doce de nozes acho que agrada mais adulto que criança...
Confesso que eu nunca fiz, mas minha tia Clarice fez no Natal e eu ajudei na decoração. Ela faz todo ano porque meus tios fazem aniversário nesta época e todo mundo ama! E também porque ela é uma fofa que quer agradar todo mundo ;)

Ingredientes da massa:
6 ovos
6 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de farinha de rosca
8 colheres de sopa de nozes moídas
Baunilha a gosto

Bata as claras em neve. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo sempre.
Junte o açúcar aos poucos e bata mais. Misture a farinha de rosca, as nozes e a baunilha sem bater.
Despeje numa forma untada com manteiga e farinha e forrada com papel manteiga. Asse em forno médio pré-aquecido até o palito sair seco. Cuidado que este bolo assa muito rápido, tipo uns 15 minutos!

Ingredientes do recheio:
1/2 litro de leite
2 colheres de sopa de maisena
4 colheres de sopa de nozes moídas
2 gemas
Açúcar a gosto

Fazer um creme com o leite, a maisena, o açúcar e as gemas. Depois de engrossar desligue o fogo e espere esfriar ligeiramente para colocar as nozes, senão pode desandar.

Ingredientes da cobertura (marshmallow):
3 claras em neve bem firmes
baunilha a gosto
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Leve a água e o açúcar ao fogo até formar uma calda em ponto de fio (quando você escorre a calda com uma colher e ela pinga parecendo um fio). Eu espero formar o fio mas também deixo a calda mudar levemente de cor, meio dourada.

Com a batedeira ligada vá jogando a calda de açúcar nas claras em neve até esfriar e ficar bem firme.

Montagem:
Corte o bolo ao meio formando dois discos. Com muito cuidado porque é um bolo frágil e quebra fácil.
Disponha um disco de bolo no prato e regue com uma calda simples de água e açúcar. Espalhe o creme de nozes já frio e cubra com o outro disco de bolo. 
Cubra o bolo com o marshmallow. Eu usei um saco de confeitar com bico pitanga pra dar uma graça. Enfeite com fios de ovos, nozes e cerejas.


Bom no dia seguinte nós praticamente pegamos uma régua pra dividir o que tinha sobrado...

2 comentários:

  1. Oi Renata! Amei a torta! deve ser deliciosa, qualquer dia me aventuro a fazer, pois é uma das minhas favoritas!
    bjsss

    ResponderExcluir