terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Bolo Mayra Rosa

O prato é horrível, mas por conta das circunstâncias foi esse mesmo
Mês passado foi aniversário da minha amiga Má e ela pediu pra eu fazer um bolo parecido com o de uma doceria bem famosa que eu não vou citar o nome (propaganda de graça da concorrência? tô fora!!! rs) só que naked cake (tô craque!).
E o bolo original tem um nome interessante: um nome de mulher + rosa. Assim, eu decidi batizar o meu bolo de Mayra Rosa, já que era em homenagem à Mayra!

Eu até tentei comer o tal bolo na doceria famosa, mas só é feito por encomenda. Assim, usei a imaginação, olhei no site em que consistia o bolo e fiz melhor! #amodestiapassoulonge#hihihi

Ingredientes do pão de ló:
4 ovos (as claras em neve)
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha
1 xícara de leite (sempre substituo por soro de coalhada)
1 colher de sopa cheia de fermento
1 pitada de sal
Baunilha a gosto (eu usei 1 colher de sopa de extrato caseiro)

Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas e o açúcar até ficar cremoso. Adicione o leite e a baunilha e em seguida os demais ingredientes peneirados.
Divida a massa em duas formas redondas de 20 cm untadas ou forradas com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido por 25 minutos ou até o palito sair seco.
Nivele os bolos e corte ao meio formando discos. Neste post aqui você encontra o passo-a-passo de como preparar os discos de bolo para um naked cake.

Ingredientes do recheio 1: bicho de pé
1 lata de leite condensado
100g de creme de leite (meia caixinha)
1 colher de sopa de manteiga
Gotinhas de corante rosa

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo e mexa até dar ponto de brigadeiro, desgrudando do fundo da panela. Se você quiser ler um pouco mais sobre ponto de brigadeiro, dá uma olhada neste post aqui, eu falei bastante sobre isso.
Quando estiver pronto, tire o doce da panela e deixe esfriar.

Ingredientes do recheio 2: creme de baunilha com morangos
1 caixa de morangos higienizados e picados
1 caixa de morangos bem bonitos para decoração
1 lata de leite condensado
100g de creme de leite (o que sobrou do bicho de pé)
1 lata de leite
1/2 colher de sopa de maizena
1 fava de baunilha

Em uma panela misture o leite condensado, creme de leite, metade do leite e a fava de baunilha.
Você deve cortar a fava ao meio e raspar as sementinhas. Vai tudo pra panela.
Mexa sem parar e quando começar a ferver adicione a outra metade do leite com a maizena dissolvida. Mexa bem até engrossar. Quando ficar um creme firme desligue o fogo e deixe esfriar. Retire as favas, lave e seque bem e guarde pra colocar no açúcar (vai virar açúcar baunilhado!)

 Misture os morangos no creme de baunilha imediatamente antes da montagem.

Faça uma calda para molhar o bolo: eu fervo 1 copo de água com 3 colheres de açúcar e um pauzinho de canela. Use a calda fria.

Montagem:
Disponha um disco de bolo no prato e regue com calda (não muita senão o bolo desmonta).
Espalhe sobre o bolo o creme de baunilha. Cubra com outro disco de bolo e regue. Espalhe uma camada de bicho de pé com a ajuda de uma espátula. Se o doce estiver grudento ou firme demais umedeça a espátula de vez em quando que ajuda a espalhar. Cubra o bicho de pé com outro disco de bolo, regue, e em seguida mais uma camada de creme de baunilha. Por fim coloque o último disco de bolo e enfeite.
Eu coloquei um pouco dos dois cremes no topo do bolo pra me ajudar a firmar os morangos e também porque eu achei que ia ficar bonito!
Dá uma olhada nestas pintinhas lindas que a baunilha deixa... 

Se quiser pode polvilhar um pouquinho (pouquinhoooo) de açúcar de confeiteiro. Eu polvilhei com pó corante perolado.

Duas considerações:
Você pode fazer o seu creme com essência ou extrato de baunilha, mas acredite, não é a mesma coisa. Com certeza a fava encarece o bolo (cada uma custa em torno de R$10,00) mas o sabor e o visual valem cada centavo e além do mais, esse bolo era pra minha melhor amiga, ela merece né! ;)
Outra coisa, importante contar pra vocês que este bolo foi de São José dos Campos até São Paulo no meu colo no calor de janeiro. Com certeza ele não chegou perfeito, mas tava firminho. Se você usar calda demais pra regar o bolo ele pode desmanchar e virar um pesadelo.

Espero que vocês gostem do bolo e qualquer dúvida é só perguntar. Receitas que têm informação demais, tipo essa, podem ficar meio confusas, mas estou sempre pronta pra ajudar :)


2 comentários:

  1. Adorei, vou tentar fazer para o aniversário da minha mãe, gostaria de fazer com duas massa branca e chocolate, o que vc acha!

    ResponderExcluir