sexta-feira, 28 de junho de 2013

Batata doce assada


Essa batata doce assada fica perfeita como acompanhamento do hambúrguer e é bem rapidinha de fazer.
Batata doce agora tá na moda porque é um carboidrato do bem... oi?
Só um devaneio em relação a isso: outro dia jantando com minha amiga Má numa lanchonete peruana pedimos uma porção de "sortidos" composta por batata frita, mandioca frita e batata doce frita, light que só essa porçãozinha. Depois de provar todos, o comentário da Má foi que ela preferia carboidratos do mal... ;)

Bom fui pro google pra aprender o que é um carboidrato do bem e descobri que a batata doce é ótima para quem quer emagrecer pois tem baixo índice glicêmico, ou seja, ela fornece energia ao organismo lentamente, evitando picos de glicose e dando maior sensação de saciedade. Além disso é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, fósforo e potássio. Resumindo: ela dá muita energia sem elevar demais o nível de glicose e é fonte de vitaminas e minerais.
Eu não sou neurótica com a vida saudável (dá pra ver pela quantidade de doces que aparece por aqui) mas procuro cuidar bem do marido e de mim  então quando dá pra trocar alguns hábitos que podem melhorar  nossa saúde eu troco mesmo! É claro que eu não aboli a batata inglesa da nossa casa, só diminuí o consumo.

Descasque as batatas e corte em fatias de 0,5cm. Disponha em assadeira untada. Não pode empilhar tá! Todas devem ficar em contato com a assadeira senão cozinha mas não forma casquinha. Salpique sal a gosto e leve ao forno, 250 graus. Depois de 15 minutos vire pra ficar tostadinha dos dois lados. Deixe mais uns 10 minutinhos e espete um garfo pra ver se está macia no meio.
Ó que feliz!

Um comentário:

  1. Adorei aprender sobre o carboidrato do bem. Eu adoro batata doce, mas aqui em casa nunca deu muito ibope, acho que está na hora de tentar novamente. Ela, assim, assadinha, crocante e deliciosa, está verdadeiramente irresistível. Muito melhor do que a batata frita tradicional pra acompanhar o hamburguer. Parabéns pela criatividade!
    bjssss

    ResponderExcluir