terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Penne ao pesto


Eu e marido temos uma fissura por manjericão. A primeira pizza que a gente pensa é sempre marguerita! E eu, consequentemente, gosto muito de molho pesto, só que os industrializados são sempre bem caros.
Então achei que um pesto caseiro ia me fazer feliz. Eu me baseei na receita do La cucinetta mas por não ter os ingredientes ideiais e ter comprado o que eu supus que ia usar antes de procurar uma receitinha bacana, acabei mudando algumas coisas.

Ingredientes:
250g de macarrão integral (usei penne)
1 maço de manjericão limpo e seco
Azeite (não sei a medida, talvez 1/2 xícara)
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado de boa qualidade
2 colheres de sopa de nozes picadinha
Sal a gosto

Coloque o macarrão para cozinhar e comece a fazer o molho 
Bata no processador (ou amasse num pilão) o manjericão. Acrescente o azeite aos poucos e depois as nozes e o queijo ralado. O sal coloquei por último, depois de provar, já que o queijo é salgado.

O manjericão tem que ser aquele de folhas largas porque aquele de folhas menores tem um sabor meio diferente, mentolado (ela fala isso no blog mas, por azar, naquele dia só tinha desse manjericão estranho no mercado...rs). Ainda assim ficou gostoso, mas certeza que o manjericão certo faz mais sucesso.
Na receita original ela usa pinoli e diz que a substituição ideal é castanha do Pará, mas eu só tinha nozes...

Depois que o macarrão estiver pronto é só misturar o molho e servir com queijo ralado. Fica bem leve e essa quantidade serve duas pessoas com uma sobrinha.


Um comentário:

  1. Pode me incluir na turma dos fissurados por manjericão. É bom demais, né? A Marguerita tb é minha favorita.
    Massa ao pesto é mesmo td de bom! Ainda não fiz em casa mas estou doida pra testar!
    Xará, obrigada pelo seu carinho de sempre la no TP&A. Fico feliz que tenha gostado do Macaron, acho que agora peguei a manha rsrs
    bjsss

    ResponderExcluir