sexta-feira, 8 de março de 2013

Torta de liquidificador repaginada


Nós estamos numa onda saudável ultimamente... Na verdade nós achamos que a pancinha aumentou um pouco e resolvemos entrar de verdade na onda saudável. Nós sempre comemos direitinho mas a verdade é que eu me perco na sobremesa e tô levando marido pra esse mau caminho...
Eu sei que já passei essa receita aqui, mas com a intenção de deixar essa torta prática e gostosa da mamãe mais saudável e light fui aprimorando e testando novas ideias.

Ingredientes: 

1  1/2 xícara de leite (às vezes eu troco por soro de coalhada ou caldo de frango caseiro)
2 colheres de sopa de óleo de girassol
3 ovos
5 colheres de sopa de farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de aveia em flocos finos
3 colheres de sopa de linhaça dourada moída
1 1/2 de sopa de fermento químico em pó
1 pitada de noz moscada
Cúrcuma (é o açafrão em pó - dá um amarelo bem bonito e eu li que tem poder antiinflamatório nas células, em pouca palavras diminui a celulite meninas! Na dúvida se funciona ou não eu coloco!)
Queijo ralado (opcional)
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Dicas de recheios:

Atum
1 lata de atum
1 pacote de brocólis congelado cozido rapidamente
Azeitonas
1 abobrinha ralada
1 lata de milho

Sardinha
Olha, eu não curto nem um pouco mas sei lá porque um dia resolvi fazer e ficou boa!
1 lata de sardinha
Azeitonas
Tomate picado
Pedacinhos de queijo fresco
Brocolis cozido

Frango
É essa da foto, fiz ontem
1 peito de frango cozido e desfiado grosseiramente (ai você guarda o caldo e usa no lugar do leite na massa)
Azeitonas picadas
5 fatias de peito de peru picadinhas (que ia estragar e eu aproveitei)
1/2 pacote de brócolis congelado cozido
1 maço de couve picado, limpo e passado por 1 minuto na água quente

É só misturar os ingredientes do recheio e depois agregar na massa.
A massa fica bem líquida. Eu despejo ela numa assadeira anti aderente (ou untada) e com uma espátula vou misturando o recheio.
Forno médio (180-200°C) pré-aquecido por uns 30 - 40 minutos ou até o palito sair sequinho.

É claro que vocês podem criar qualquer recheio, introduzir outros legumes e verduras ou carne. O que eu mais gosto é a abobrinha, então independente do principal eu sempre tento colocar pelo menos uma abobrinha ralada. E aproveite os restinhos da geladeira! É sempre bom não jogar comida fora, certo!

Essa receita é um pouco maior que a do outro post. Aquela eu achava muito pequena e sempre tinha que fazer mais. Essa quantidade pra nós é ideal.
Esta da foto é a de frango e eu fiz ontem. Servi com uma salada de cenoura ralada.
Rende mais ou menos 24 pedaços nessa assadeira

Bom fim de semana e um lindo dia para nós mulheres!

Um comentário:

  1. Adorei a versão "natureba" desta torta. E quanta variação de brinde!
    Parabéns pelo dia Internacional da Mulher!
    bjssss

    ResponderExcluir