segunda-feira, 4 de junho de 2012

Pão de queijo e curso de pães do Senac


Há três semanas eu comecei um curso de pães caseiros no Senac, com carga horária de 9 horas. Foram 3 tardes de sábado. Como nós temos ido todo fim de semana para São Paulo por conta de um curso que o Luis está fazendo,  resolvi, eu também, investir em cursos que enriqueçam meus conhecimentos culinários visando negócios futuros!
 Faz pouco tempo abriu uma faculdade Senac colada na casa da minha mãe e eu fui procurar algo interessante... como eu tinha a limitação do dia, que tinha que ser sábado, e de preço, escolhi o de pães, já que era uma coisa que eu não tinha noção nenhuma.
O curso foi bacana mas eu descobri que quero uma máquina de pães...rs. Fazer pão demanda tempo, coisa que anda rara aqui em casa, paciência e força (que os professores chamam de jeito...hihi). Uma tarde toda pra misturar ingredientes, sovar até a massa atingir o ponto ideal (na minha mão deve demorar por volta de 1 hora, mexendo SEM parar), esperar crescer, rechear, crescer mais e assar! Os pães no curso ficaram um arraso, os professores dominam muito o assunto e são bastante pacientes com braços despreparados na arte de amassar pão. Na minha opinião, o programa tem receitas demais e como o grupo é meio grande fica difícil prestar atenção em tudo o que acontece na aula, mas ainda assim foi legal aprender a função que cada ingrediente tem na receita,  possíveis trocas de ingredientes, proporções etc.

A receita que me encantou foi a de pão de queijo! Pois é, fácil me agradar né! Mas é porque é muito fácil e rápida! Eu tava um pouco frustrada por não ter tido tempo de fazer nenhum pão aprendido no curso e agora tô feliz! domingo à noite teve pão de queijo caseiro aqui em casa e marido aprovou muito!
Eu acabei calculando o custo porque conversando com minha prima, ela perguntou se valia a pena, já que é possível comprar pão de queijo congelado super barato. A tonta aqui esqueceu de pesar mas essa receita (que é metade da que vem na apostila do Senac) rendeu 30 pães iguais a esses da foto que abre o post e meu custo com ingredientes ficou entre R$9 e 10. E eu com certeza vou repetir!
Ai vai a receita:

150ml de leite (usei desnatado e deu certo!)
5g de sal
50ml de óleo (usei de girassol)
250g de polvilho azedo
1 ovo
250g de queijo meia cura ralado

O professor deu a dica de usar metade polvilho azedo (125g) e metade doce (125g) pro pão ficar menos oco e mais puxa puxa. Eu fiz só com azedo mesmo e, na verdade, meus pães não ficaram ocos como eu gostaria, mas foram sucesso.


Coloque em uma panela o leite, o óleo e o sal. Leve ao fogo e deixe ferver. 
Misture esse líquido quente ao polvilho e misture (eu deixei esfriar um pouco pra não queimar a mão). Espere esfriar um pouco, adicione o ovo e misture. Por último, misture o queijo. Faça bolinhas e leve ao forno (200 graus) até dourar.

Se você quiser congelar depois de modelar as bolinhas, coloque em uma assadeira e leve ao congelador. Depois de congeladas as bolinhas tire da forma, coloque num saquinho bem fechado e devolva ao congelador, quando bater a fome é só assar!
Antes de ir ao forno. Se quiser congelar, agora é a hora!


Agora vou colocar algumas fotos tiradas no curso pra vocês verem que lindos ficaram os pães. Algumas eu "roubei" do professor (com autorização hein!) e as outras são minhas mesmo.


Pão de abóbora recehado com ricota. Foto de Fernando Souza

Pretzel com açúcar e canela. Foto de Fernando Souza

Pão de abóbora com ricota. Foto de Fernando Souza

Pão de queijo. Foto de Fernando Souza

Pão de leite. Foto de Fernando Souza

Sonho... e eu achei que eu não gostava...

Muffin de limão com chocolate

Pão integral e pãozinho de batata. Incríveis!!!!

Rosca de queijo. Pensa numa bomba calórica...tá ai, mas maravilhosa

Mais sonhos

Croissants, tuuudo de bom

Pão sírio ao fundo (esse eu aprendi bem viu família!)

Boa semana curtinha pra vocês!

9 comentários:

  1. Que lindos ficaram os pães de queijo, e são deliciosos.
    O curso parece ter sido bem produtivo, mas eu gosto de usar a máquina de pães para amassar meus pães, depois faço do formato preferido e asso no forno.
    Ficam sempre muito bons, se comprar a máquina não irá se arrepender.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Sonia, morro de vontade de comprar essa maquina! O problema é o tamanho dela, minha cozinha é muito pitica...rs
      bjos

      Excluir
  2. Renata, fico muito feliz quando as pessoas aprendem a gostar de sovar seus próprios pães! Além de terapêutico é uma forma de comer pães mais saborosos e saudáveis! Eu tbm entrei num curso visando bolos mas no final acabei me encantando mesmo com os pães! É uma maravilha ver que aquele monte de farinha pode se transformar em pães lindos como estes que vc aprendeu! Os pães de queijo ficaram super apetitosos com estes pontinhos de queijo queimado, hummmmm! Espero que poste qualquer dia a receita daquela rosca de abóbora com ricota, parece maravilhosa! Bjss e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Akemi! Foi bem bacana mesmo ver quanta coisa diferente dá pra fazer no mundo dos pães. Engraçado que aquela rosca, olhando a apostila, achei que eu ia adorar e não gostei muito não...rs
      Vou te mandar a receita por email caso algum dia vc queira se aventurar!
      bjos

      Excluir
  3. OLA Sonia!! eu adorei a receita do pao de queijo, e estou pensando em vender. Mas eu queria fazer um curso assim de especialização msm, moro em MG e to doida procurando um curso de Pao de Queijo e não acho. Vc poderia por favor me passar o fone e endereço deste Senac pra mim.? Desde já obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria! Esse receita é bem legal mesmo e super fácil de fazer.
    O tel do Senac Aclimação é (11)37951299.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Rebeca! É bom receber comentarios assim quando a preguiça de postar anda grande...rs
    bjos

    ResponderExcluir
  6. mas, cadê as receitas de pães? vou tentar fazer a do pão de queijo. bjos

    ResponderExcluir