sexta-feira, 29 de junho de 2012

Bolo de cenoura

Cadê a cenoura?

Eu não resisto a um bolo de cenoura bem fofinho com cobertura de chocolate. Acabo não fazendo quase nunca pelo motivo de sempre: um bolo inteiro só pra duas pessoas ou estraga ou eu como sozinha...
Tempos atrás eu tive uma encomenda de bolo de cenoura e ele ficou tão bonito que eu resolvi repetir a dose pra uma festinha de aniversário que nós fizemos lá na clínica...
A novidade é que eu resolvi rechear. Nunca tinha recheado um bolo de cenoura. E o medo de espatifar e ter que cantar parabéns com pavê de cenoura?
Mas na real, aquele meu otimismo exagerado, me fez acreditar que ia dar certo... e fez tanto sucesso que de tanto choramingo ontem teve repeteco do bolo de cenoura pro café da tarde. E dessa vez eu lembrei de tirar foto! Antes de não sobrar nem um titiquinho de bolo...
Aqui!

Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo (usei de girassol)
2 cenouras grandes cruas
4 ovos
1 colher de sopa de fermento
1 pitada de sal

Bata no liquidificador as cenouras picadas e sem casca, os ovos e óleo. Reserve.
Em uma tigela misture os outros ingredientes. Acrescente a mistura líquida e mexa com um fouet até ficar homogêneo.
Olha que massa de bolo mais linda

Coloque em assadeira untada e leve ao forno pré-aquecido (180 graus) por mais ou menos 35 minutos ou até que o palito saia limpo.

Dicas que facilitam nossa vida de boleira: coloque um papel manteiga no fundo da assadeira para o bolo não grudar. Na hora de desenformar é só desgrudar as laterais, virar num prato e retirar o papel que está colado no fundo do bolo. Sai facil e não arranca nenhum pedaço, é só fazer devagar. Ah! E usar assadeira de teflon também ajuda bem.
Em vez de furar o bolo com um palito ou garfo pra ver se  já está cozido, use um garfinho de banhar chocolate! É bem baratinho (em torno de R$ 3,00) e não deixa o bolo furado já que ele é bem fininho.

Cobertura:
Eu fiz 2 receitas de brigadeiro, uma pra rechear, outra pra cobrir.
2 latas de leite condensado
4 colheres de chocolate em pó
2 colheres de manteiga (manteiga!!!! nada de margarina hein!)
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo mexendo sem parar. Assim que começar a desgrudar do fundo e das laterais desligue o fogo e deixe esfriar.

Para rechear, vire o bolo num prato. Assim:
Ocorreu um pequeno acidente quando eu virei...pra isso que tem cobertura!
Pegue uma faca grande (tipo de pão) e introduza na lateral de fora para dentro. Vá cortando devagar, tentando fazer com que as duas metades fiquem mais ou menos do mesmo tamanho. Depois de dar a volta no bolo todo com a faca, tire a parte superior com cuidado para não quebrar e reserve. Umideça a base do bolo com uma mistura de simples de leite com chocolate. Espalhe metade do brigadeiro sem chegar muito perto das bordas para não vazar. Coloque a parte superior do bolo sobre o recheio e cubra com o restante do brigadeiro.Olha, não é porque fui eu que fiz não, mas tava tãaaaaao bom, tão molhadinho e fofinho...

Outra opção de cobertura é aquela de açúcar com chocolate:
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de chocolate em pó
8 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de leite
Leve ao fogo para dissolver e misturar bem. Assim que ferver desligue o fogo e espalhe sobre o bolo rapidamente, antes que endureça. Antes de espalhar você pode fazer furos na superfície do bolo com um garfo para a calda escorrer nos buraquinhos.

Bom fim de semana!




Um comentário:

  1. Oi Renata!Obrigada por me visitar e parabéns por esse bolo delicioso (é o preferido da Gabi, minha filha de 11 anos), agora recheado, imagina que boooommm!!!Um super beijo!!
    Debora

    ResponderExcluir