quinta-feira, 28 de junho de 2012

Econdidinho de mandioca com carne seca


Adoooro escondidinho! E tem que ser com mandioca! Já tentei versões com abóbora, mandioquinha, batata... e recheio de frango e carne moída. Mas aquele que realmente toca meu coração é de mandioca com carne seca!
Dá um pouco de trabalho sim e é gordo, mas vale cada caloria, juro!

Eu não segui nenhuma receita rigorosamente mas pedi ajuda pra "Dona Benta" e pra minha ajudante que é do Norte e manja tuuuudo de carne seca!

Receitinha pra duas pessoas comerem bem:
Recheio:
500g  de carne seca (comprei um pacote que vem a vácuo)
1 cebola
Cheiro verde a gosto

Tive muita dificuldade pra descobri o que eu deveria fazer com a carne seca, então vou explicar direitinho pra vocês. Quando eu abri meu pacote a vácuo descobri que metade do conteúdo era gordura! Legal né, se eu soubesse tinha comprado 2! Enfim, eliminei os pedaços maiores de gordura e cortei a carne em cubos. Coloquei numa tigela e cobri com água para dessalgar. Deixei na geladeira de um dia pro outro e troquei a água uma ou duas vezes. 
Eliminei essa água e levei os cubos de carne ao fogo baixo cobertos com água limpa. A água não pode ferver! Depois que esquentar bem, jogue a água fora e repita o processo até a carne ficar com o sal a seu gosto. Eu fiz esse liga e desliga de fogo umas cinco vezes.
Depois de tudo isso, coloquei a carne na panela de pressão com uma cebola picada grosseiramente. Cozinhei por 30 minutos depois que a panela pegou pressão. Aí sim, saiu uma carne bem macia e praticamente já desfiada. Eu eliminei a cebola porque eu não gosto e os pedaços de gordura que estavam em excesso. 
Você pode deixar ou até mesmo fritar uma cebola na manteiga de garrafa antes de refogar a carne.
Refoguei a carne seca desfiada com um pouco de manteiga e acrescentei salsa e coentro picados. Espalhei a carne num pirex e reservei.

Purê de mandioca:
600g de mandioca bem cozida (cozinhei na pressão por 30 minutos)
Manteiga
Leite
2 colheres de sopa de requeijão
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Fatias de muçarela

Amasse bem a mandioca (eu fiz com um garfo mesmo) e tire os fios que eventualmente aparecerem.
Coloque um pouco de manteiga (uma colher de sopa mais ou menos) em uma panela de despeje a mandioca amassada. Acrescente um pouco de leite e mexa bem. Adicione o requeijão e mexa mais um pouco. Acerte o sal e a noz moscada. Coloque mais leite se achar necessário, até ficar numa consistência de purê. Cubra a carne seca com o purê e espalhe as fatias de  muçarela.
Pré aqueça o forno e quando estiver bem quente coloque o escondidinho para gratinar. Assim que o queijo derreter e fizer bolhas tá pronto. Eu servi com uma saladinha de pepino e hortelã.

Nós achamos que numa próxima vez pode ter mais recheio e eu descobri que o requeijão faz tooooda a diferença no purê, tanto na consistência como no sabor. É um cremoso incrível, aprovei!

4 comentários:

  1. Tbm acho que a melhor combinação de escondidinho é essa! Ultimamente tenho usado uma carne que já vem prontinha para usar, da marca Vapsa, vale a pena! Ai se tivesse este escondidinho agora pro almoço... !
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Akemi! Cheguei a olhar a carne da Vapsa só que achei meio cara... mas vou comprar qualquer hora pra provar, vc não é a primeira pessoa que me fala dela.
      Beijos e bom fim de semana

      Excluir
  2. ah uma dica pra desfiar a carne: coloque na pressão e depois bata na batedeira ela sai super desfiada. Sempre faço esse escondidinho aqui.
    bjs saudades de vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Je, ótima dica amiga! Esse escondidinho era pra vocês... :) Na próxima eu faço de novo!
      Beijosssssss

      Excluir