quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bolo de banana


Eu amo sobremesas de banana. Esse bolo é um dos meus preferidos por ser fácil de fazer, sempre dá certo e fica molhadinho.
Pra mim ele é praticamente a definição de comfort food. Sabe aquela comida que te abraça, que alegra não só o paladar mas o coração também? Ou que faz a gente lembrar da comida da vó ou da mãe? Pois pra mim isso é comfort food!

Essa receitinha eu peguei com a tia Carmen há muito tempo e repito sempre que posso. Dessa vez fiz só meia receita por causa daquele esquema aqui em casa: o Luis come 2 e eu como o resto. Então pra eu não me entregar à tentação do bolo que tá logo ali na cozinha, diminui a receita, por isso ele ficou meio baixinho. Outra alteração que eu fiz dessa vez foi colocar castanha do Brasil. Claro que é opcional mas eu gosto quando tem uma consistência diferente no meio do bolo pra mastigar e além disso, combinou bastante.
A minha intenção era colocar amêndoa picada. Afinal depois de 5 ou mais (já perdi a conta) tentativas frustradíssimas de macarons eu tinha bastante amêndoa sobrando em casa. Minha surpresa foi encontrar um pacote de quase meio quilo mofado inteiro. Inteiro mesmo, verde, amarelo, rosa, era até bonitinho de ver o colorido. Elas deviam estar meio úmidas quando guardei e eu não percebi! Judieira, foi tudo pro lixo! A sorte é que tinha outra castanha!

Chega de choramingos! Vamos à receita:

Ingredientes:
3 ovos
3 bananas nanicas (já fiz com a prata e dá certinho)
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 1/2 xícara de farinha de rosca
 1 1/2 xícara de açúcar (usei o cristal demerara)
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1 pitada de bicarbonato
1 colher de chá de canela (ou a gosto. Eu coloquei mais)
100g de castanha do Brasil (opcional)

Bata os ovos, as bananas, o leite e o óleo no liquidificador. Reserve.
Numa tigela misture os ingredientes secos, menos as castanhas.
Aos poucos junte a mistura líquida na seca. Adicione as castanhas.

Despeje em forma untada de buraco ou de bolo inglês. Leve ao forno médio pré-aquecido e faça o teste do palito pra ver se já está assado ( eu espero pelo menos uns 25/30 minutos antes de abrir o forno).

Depois de assado eu passei pra uma bandeja e polvilhei um pouco de canela e farinha de amêndoa (esta não tava mofada viu!).



Viu que fácil? Faz e me conta!

beijos

4 comentários:

  1. Delícia mesmo, Renata! Amo bolo de banana. Ainda não experimentei esta receita com farinha de rosca. Tá com uma cara ótima, e com castanha do Brasil e um cafézinho, fechou... td de bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Filhota, que tal fazer pra mamy?

    ResponderExcluir
  3. oi,é mesmo necessário colocar o bicarbonato,e qual o tamanho da forma pra essa receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se vc não tiver o bicarbonato em casa pode omitir sim.
      Eu costumo fazer numa forma de buraco de 20cm de diâmetro. Por acaso a da foto foi em forma de bolo inglês, mas prefiro na de buraco.
      Abraços

      Excluir