domingo, 27 de novembro de 2011

Pão de batata


Fazer pão é muito legal. Acho o máximo eu saber exatamente o que como, a qualidade dos ingredientes, se tudo está fresquinho. Queria ter tempo e ser mais magra  pra testar mil receitas, mas enquanto o tempo não se multiplica, faço esse pão que é rápido e satisfaz meus desejos por pão caseiro!

Esse pão de batata faz muito sucesso! Sempre faço aqui em casa e a gente adora. Outro dia fiz pra uma reunião de família e acredita que até a tia Clarice pediu a receita!? rsrsrs
A receita é do Testado, provado e aprovado, blog da tia Renata. Super fácil, relativamente rápido e fica mais gostoso ainda no dia seguinte.

Anota aí:
Ingredientes:
200g de batata cozida (deve ser pesada crua! Dá mais ou menos duas batatas grandes)
1/2 xícara de leite
1 ovo
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Mais ou menos 400g de farinha de trigo

Amasse a batata. Junte o leite, o ovo, o sal, o açúcar, a manteiga, o fermento e metade da farinha. Bata bem na batedeira ou com uma colher, até ficar bem pastoso. Acrescente a farinha aos poucos até que forme uma massa lisa e macia, Unte a tigela com óleo, coloque a massa, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume. Eu deixo dentro do forno desligado e se estiver calorzinho no dia, em menos de meia hora a massa tá pronta.

Faça bolinhas e, se quiser, recheie. Normalmente eu recheio com mussarela. Já tentei outros, mas esse é o que mais agrada. Sem recheio também fica ótimo, aí você pode fazer sanduichicnhos de salame, queijo, azeitona..hummmm
Voltando... Coloque as bolinhas prontas em assadeira untada. Deixe crecer mais um pouco e leve ao forno pré aquecido (200 graus) até dourar.

Só algumas observações... Se você não tem balança, não é o fim do mundo. Da última vez eu fiz na casa da mami , que não tem balança, e fui colocando a farinha até a massa ficar macia mas sem grudar. Mas posso dar um pitaco na sua cozinha? Se você gosta de cozinhar, compre uma balança! Minha vida ficou mais fácil depois que eu comprei a minha, que por sinal é super simples e custou R$30,00 na Rua Paula Souza (próxima à R. 25 de março) em São Paulo.
Na hora de fazer a bolinhas passe um pouco de óleo nas mãos, facilita muito.

Uma receita rende uns 18 pães, iguais a estes da foto.


Beijinhos e boa semana!!!

Um comentário:

  1. Ai! To emocionada! Você fez a minha receita! Adoro quando alguém faz as minhas receitas e adoro mais ainda quando ficam lindos e apetitosos assim! Que máximo! Eu concordo totalmente com vc, o pãozinho feito em casa não tem igual, a começar pelo cheirinho que fica na casa toda e aguça os vizinhos rsrsrs
    Adorei Renata! Parabéns pelo sucesso!
    Ah.. quanto à balança, tb acho uma excelente aquisição. Medidas por peso não tem erro!

    ResponderExcluir