terça-feira, 11 de outubro de 2011

Curry de lula


Não sei se vocês já repararam mas eu tenho um fraco por coisas indianas, principalmente comida.
Isso tem uma explicação, acho que é uma explicação... Meu tio é indiano e minha tia Carmen (irmã da tia Clarice) mesmo tendo sangue árabe faz comida indiana maravilhosamente bem. Desde pequena eu adorava ir na casa dela porque eu sempre sentia cheiro de curry...rsrs
Com as orientações dela eu consigo fazer vários pratos que agradam muito aqui em casa. Esse curry de lula pode ser feito com camarão ou mesmo carne e frango. Já fiz diversas vezes com frango e carne, mas o dia que resolvi tentar a lula...aiai, nós adoramos!!!!
O único cuidado no caso da lula e do camarão é que não pode cozinhar demais, cinco minutinhos são suficientes pra eles ficarem macios.

Vamos à receita:
Para duas pessoas você vai precisar de 500g de lula.
Separe os anéis de lula dos tentáculos (eu compro, aliás a mami compra pra mim, a lula fresca, limpa e já cortada em anéis e congelo em casa em porções para duas pessoas)

Pique 1 cebola e frite (eu gosto beeeem dourada). Junte um dente de alho amassado e uma colher de chá de gengibre ralado.
A única coisa que eu acrescentei por minha conta foi meia garrafinha de leite de coco (amo a combinação curry-leite de coco)

Adicione na panela: 
1 colher de chá de coentro em pó,
1/2 colher de chá de cominho em pó,
1 pedaço de pau de canela e uma pitada de pó de canela,
3 dentes de cravo,
1/2 colher de café de cúrcuma (é o que deixa amarelo).
Sal a gosto e pimenta caiena.
Coloquei também um pouco de curry (que nada mais é do que uma mistura dessas especiarias acima)

Frite tudo isso até sair um "cheiro de comida indiana" (boa sorte nessa parte..rsrs mas são orientações da dona da receita)

Junte os tentáculos da lula e uma colher de molho de tomate. Cozinhe por 2 minutos e acrescente os anéis. Coloque 1/2 copo de iogurte bem batido. Acerte o sal e a pimenta.

Sirva com arroz e saladinha. Dessa vez eu fiz com arroz integral mesmo, mas já comprei aquele arroz tailandês (arroz de jasmim) e da próxima vai ser com ele!
Se você tem restrição ou não gosta de comida muito apimentada é só omitir a pimenta e pegar leve no curry! Mas nós gostamos, então eu abuso!



Boa semana pra vocês!
Beijinhos

Um comentário:

  1. Hmmm, Renata, que delícia! Desde que fiz um desafio dos Daring Cooks de comida indiana, tenho todos esses temperos aqui em casa, e o pior (ou melhor rsrs) quando fui comprá-los só tinha embalagem grande, então ja sabe, ne? Vai ter comida indiana a valer aqui em casa rsrs

    ResponderExcluir