sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bolo de caneca


Eu sou insanamente apaixonada por doce. Hoje em dia na minha casa sempre tem chocolate, não para consumo próprio claro, para as vendas (rsrs), mas numa emergência ele tá lá. Eu finjo que não tenho nenhum tipo de prejuízo comendo a matéria prima das trufas e bolos que vou vender e ataco.
Mas nem sempre foi assim. Aos 10 anos eu não vendia trufas nem palha italiana e meu pai, que também era insanamente louco por doces, não comprava toneladas deles durante a semana. Então nos momentos de desespero eu fazia papinha de leite em pó com Nescau (não faça cara feia....é muuiiiiito bom).
Curioso que nem em momentos de desespero por glicose eu cheguei a colocar colheres de açúcar na boca, como uma amiga me contou que faz às vezes. Ou beber uma lata inteira de leite condensado. Ou bater merengue pra sossegar a larica desesperadora como minha sogra contou que fazia quando criança. Mas de vez em quando eu ligava pra vizinha e perguntava se ela tinha algum bombom sobrando. E diversas vezes já tirei o pijama e peguei o guarda chuva pra ir na padaria comprar sorvete.
Enfim, quando você conhece pessoas que também tem o vício do açúcar, descobre histórias incríveis!

Bom, eu contei tudo isso, porque um dia, num momento de desespero e mau humor por falta de um doce bom eu descobri o bolo de caneca.
A ideia é simples, fácil e muito rápida. Claro que não fica igual o bolo da vovó, mas engana bem viu!

O único problema é que a aparência é péssima. Viu a  foto?  Eu ia pegar uma foto no google, mas desisti, então foi a minha mesmo....

A receita original que eu vi a primeira vez é assim:
1 ovo
3 colheres de sopa de óleo (coloquei 2 porque eu sou magra....)
3 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
3 colheres de sopa de chocolate em pó (usei Ovomaltine porque eu sou gorda...)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de fermento

Em uma caneca de pelo menos 300ml, misture o ovo, a farinha e o açúcar. Depois adicione o chocolate, o óleo e o leite. Leve ao microondas por 3 minutos na potência alta e tome cuidado porque sai pelandoooo.
Ah! Eu também coloquei uns pedaços de morango e chocolate. Ficou uma delícia, mas olha que feinho...





E se você for colocar pedacinhos de chocolate, passa eles na farinha senão eles descem (eu esqueci disso!)

Bom né! Ai um dia eu não queria de chocolate...
Troquei o leite por leite de coco, a farinha por fubá, o chocolate por coco ralado e joguei uma colher de sopa de queijo ralado de boa qualidade... Meuuuuuuu, eu e o Luis quase saímos no tapa (brincadeira, é só pra ilustrar) pela caneca. Recomendo muiiiito, mas a aparência não é das melhores mesmo viu....

Além do bolo vim contar pra vocês que hoje à noite eu embarco pra Manaus. Meu irmão é missionário, mora lá e segunda agora é aniversário dele. E eu vou fazer surpresa!!!!! Espero comer muitas coisas diferentes lá pra poder contar aqui depois! Se eu não morrer de calor antes...

Vou deixar uns posts programados até eu voltar!
Beijinhos

Um comentário:

  1. Também sou insanamente "formiga", mas ainda não cheguei ao ponto de fazer o bolo de caneca rsrsrs
    mas até que o seu ficou bonito (já via cada um...rsrsrsrs)
    Uma ótima viagem pra vc, e mande os parabéns para o seu irmão.
    bjsss

    ResponderExcluir