domingo, 7 de agosto de 2011

Nhoque de espinafre com ricota


Já falei do costume que minha mãe tinha de guardar milhões de livros de receitas né? A sorte é que eu ganhei todos os interessantes o dia que ela assumiu que nunca ia usar!
Entre eles vieram alguns da Nestlé, de receitas premiadas. Sabe aqueles concursos que as pessoas mandavam uma carta com a receita e as selecionadas tinham que ir lá e fazer na hora? Pois então, um deles traz um nhoque de espinafre com ricota. A ideia é boa mas a receita não me agradava porque ia pão amolecido no leite. Puro preconceito, mas me dá aflição. Aí, eu adaptei minha própria receita e aqui em casa faz o maior sucesso entre todos os moradores (no caso eu e o Luis hihi). Mas já fiz pra algumas visitas que também gostaram muito.
Também acho que é uma opção ótima pra quem não come carne porque é um prato único super nutritivo.

Ingredientes:
450g de ricota
120g de espinafre
4 colheres de sopa de queijo ralado
2 batatas pequenas cozidas
2 ovos

Mais ou menos 2 xícaras de farinha de trigo (a massa deve ficar firme e sequinha pra você conseguir manusear sem  grudar na mão. E eu misturei farinha branca e integral mais ou menos na mesma proporção).
Sal e noz moscada a gosto.
Processe o espinafre e a ricota. Se não tiver processador não tem problema: amasse a ricota beeem amassada e pique bem o espinafre e misture os dois. Depois, numa bacia, adicione o queijo ralado, as batatas cozidas amassadas, os ovos, o sal e a noz moscada. Por último e aos poucos vá juntando a farinha.
Quando a massa estiver naquela consistência firme e sem grudar, enfarinhe uma bancada, faça “cobrinhas” e corte com uma faca lisa.
Assim

Para testar o sal eu faço assim: fervo uns 2 a 3 litros de água (depende do tamanho da panela) e jogo um nhoque lá dentro. Quando ele subir eu provo e coloco na água a quantidade de sal que eu acho necessária pra ele ficar no nosso gosto.
Depois é só colocar as levas de nhoque na água e tirar quando eles subirem até cozinhar tudo.
Meu molho branco é simples e mais ou menos light.
Leve ao fogo baixo uma panela com 2 copos de leite desnatado, 5 colheres de queijo ralado e noz moscada. Enquanto isso dissolva uma colher de sopa cheia de maisena em ¾ de copo de leite.
Quando a mistura começar a ferver, jogue o leite com a maisena e mexa bem. Acerte o sal e banhe seu nhoque!

Acho que serve umas quatro pessoas famintas!
Boa semana para vocês!
Beijinhos

2 comentários:

  1. Adorei, Renata, deu até água na boca! E... é claro... vai para minha lista!

    ResponderExcluir
  2. ehhhhhh, estava anciosa esperando vc postar mais coisinhas gostosas pra nós!!!!! Vou fazer hoje!!! A Jú adora nhoque e esse é super saudável né!!!!! Beijão!!!!

    ResponderExcluir