terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Batata Rostie

A primeira batata rostie que eu comi foi no Rio de Janeiro, num restaurante chamado Beluga. Quem decidiu o recheio (sim, eu lembro! creme de queijo com palmito) rapidinho foi o Lucas, um amigo nosso, afinal eu e Luis, até hoje, demoramos longos minutos pra escolher o que quer que seja. A batata era deliciosa!!!
Depois nós fomos lá outras vezes e eu sempre ficava tentando descobrir como aquele prato era feito, porque me parecia algo difícil de executar...e era tão bom!
Eu nunca tinha visto batata rostie em São Paulo, mas hoje já comi até aqui em Sao José dos Campos...
Um dia resolvi tentar fazer, na cara e na coragem, nem cheguei a procurar receita. E deu certo! A primeira não ficou tão bonita, mas com o tempo eu fui melhorando. Aí vai a receita:

Coloque no fogo uma panela com água, sal e duas folhas de louro. Assim que ferver coloque umas dez batatas médias e marque 8 minutos. Cuidado pra não passar, senão vira purê! Retire as batatas da água,  espere esfriar e rale no ralo grosso (eu ralei no processador, mas dá pra fazer no ralador comum) e reserve.

Prepare um recheio do seu gosto. Essa da foto eu recheei com frango desfiado refogado e brócolis cozido, azeitona picada e temperos (pimenta síria, noz moscada, sal e páprica picante). O nosso recheio preferido de batata rostie é ricota com espinafre!

Coloque uma frigideira média no fogo baixo com um pouco de manteiga. Espere derreter e espalhe bem pra batata não grudar. Disponha metade da batata ralada na frigideira, sem deixar espacinhos vazios. Assim:
Depois que tostar um lado vire e deixe tostar o outro. Tire da frigideira e reserve. Faça a mesma coisa com a outra metade da batata ralada, mas quando virar, coloque o recheio:
Quando estiver tostadinha no seu gosto, desligue o fogo e cubra com o disco que estava reservado. Vire a frigideira, com bastante cuidado, num prato grande e sirva com uma saladinha!

7 comentários:

  1. AAAIIII... que fome! Nossa, Renata, que delícia!! Também adoro ricota com espinafre, aliás... acho que tenho espinafre na geladeira... e batatas tb... ricota posso fazer uma caseira rapidinho... acho que a janta está decidida!
    bjssss

    ResponderExcluir
  2. Tia, inspirar o seu jantar é uma honra! Já fiquei feliz de ter postado minha batata querida..rs
    Bom apetite!!!!bjos
    Ps. Minha segunda batata preferida é o seu pao de batata...aiai adoooro, fiz sexta feira!

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa é certa, eu Adoro Batata e vou querer provar essa ai Renata, pois com uma dessas, é daquelas que não vou querer sobremesa.

    Hã, Pão de Batata, ok, pronto eu como essa sobremesa.

    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  4. Que delícia Rêee...e eu to morrendo de fome nesse momento...ai ai ai viu..
    Acho que vou fazer no fim de semana...amo batata!!!
    Saudades
    BBeeeiiijooOssss

    ResponderExcluir
  5. Nossa Prima, que batata mais linda. Aqui tb amamos tudo o que é comida feita com batata. Depois vou tentar fazer essa. Adorei a receita, parece ser deliciosa. Bjosss

    ResponderExcluir
  6. Já virou profissional, deste jeito nosso café vai virar jantar...hehehe

    ResponderExcluir
  7. Adorei a tua receita. Fiquei com muita vontade de experimentar. Com certeza também preferiria com recheio de ricota e espinafre.
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir