segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bolo de nozes ou avelãs ou amêndoas ou...


Ando dando muitas opções hein! O último bolo podia ser com frutas variadas, este com castanhas variadas...
Eu vi a receita de um bolo de amendoim no Panelaterapia e já comecei a transportar para outros sabores que eu tinha em casa. Testei com farinha e umas gotinhas de essência de amêndoas. Tem muita  gente que odeia essência de amêndoas! E eu sou obrigada a concordar que a essência comprada pronta tem um gosto mega artificial, mas confesso que eu e marido curtimos bastante ;)  Eu ainda vou fazer um extrato caseiro e claro que conto pra vocês o resultado.
Bom, nós gostamos bastante do bolo! Ai vai a receita adaptada:

Ingredientes:
100g de iogurte natural
2 ovos
2 colheres de sopa de leite (troquei por soro de coalhada)
2 colheres de sopa de óleo
2/3 de xícara de açúcar (usei demerara orgânico)
1 xícara de farinha de amêndoas (ou amendoim, ou nozes, ou avelãs etc)
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento

Misturar todos os ingredientes com fouet e assar em forma untada de bolo inglês no forno pré- aquecido (180 graus) até o palito sair limpo.
Para uma forma de tamanho comum ou de buraco no meio é só dobrar a receita.

Eu comprei umas formas de mini bolo redondas de 10cm e elas têm sido ótimas pra fazer receitas pequenas. Esta por exemplo já é uma receita pequena, mas eu fiz metade, já que muitas vezes um bolo deste tamanho fica demais para nós dois. Olha que bonitinho:


Outra sugestão pra usar esta receita é esta aqui!
Eu levei este bolo de SJC pra SP no meu colo e ele nem mexeu

Fiz este bolo  pro meu aniversário e usei avelãs em vez de amêndoas. Dobrei a receita e assei em duas formas de 20cm de diâmetro. Arrisquei um naked cake mas como recheei demais ficou parecendo um bolo de panqueca rsrsrs. Apesar disso minha vizinha quase morreu no elevador quando viu o bolo e quem comeu amooou, fez maior sucesso no facebook  dazamiga :)  

Creme do recheio:
1 pote de Nutella (150g)
1 lata de creme de leite
150 a 200g de chocolate meio amargo
Licor Frangelico (opcional)
1 caixa de morangos lindos, lavados e bem secos (use um papel toalha pra secar bem)

Derreta o chocolate no microondas na potência média. Misture com a Nutella, o creme de leite e o Frangelico a gosto.
Pique os morangos mais feinhos que eles vão entrar no recheio.

Montagem:
Corte os bolos ao meio. Disponha o primeiro disco no prato e regue com uma calda. (Fiz um Nescau fraco e misturei Frangelico - tudo a olho). Coloque um pouco do creme e os morangos picados - metade da caixa. Cubra com outro disco de bolo. Vá repetindo o processo até o último disco de bolo ser colocado. Não regue o último disco com calda. Sobre este disco coloque o restante do creme de chocolate e disponha os morangos mais bonitos para enfeitar. Salpique avelãs moídas, caso tenha sobrado. Faça sucesso com seus amigos!
Bolo fácil de fazer hein! Não suja nem batedeira!!!!

Boa semana pra vocês!

2 comentários:

  1. Xará, primeiramente, FELIZ ANIVERSÁRIO!! Atrasado.....
    Segundo, esse bolo, hein... cheio d recheio... hhmmmm... que tentação!!!
    o bolinho simples também já me encantou, e eu estou começando a curtir o sabor de essência de amêndoas. Acho que as pessoas não gostam exatamente porque é artificial. Consegui um extrato natural muito melhor do que o artificial. depois me conta como vai fazer o extrato caseiro, pois fiquei sabendo que é feito com a amêndoa amarga, que não é comercializada no Brasil. Vou adorar aprender uma alternativa!
    Bjssss!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata.
    Com essa fiquei com água na boca e com alguma nostalgia, pois a minha Tia Avó fazia um de Nozes com Avelã que eu adorava e que mais ninguém na Família conseguia fazer parecido, espero poder provar o teu de Nozes, que com certeza vou adorar. Beijinhosss.

    ResponderExcluir