quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Biscoitos de gengibre


Outro dia vi no blog da Marly, o Saboreando a vida, uma receita de biscoito de gengibre. Comecei a procurar por outras e vi que existe um mundo de biscoitinhos de especiarias e que eu queria fazer todos. Todo ano nessa época tenho vontade de fazer quitutes gostosos pra dar de presente mas acaba que o tempo é curto e eu deixo pra lá...
Só que depois que eu vi estes biscoitos da Marly me empolguei e decidi que dessa vez ia dar certo. Guloseimas com especiarias, pra mim, combinam muito com Natal e por isso eu encanei nesses biscoitinhos. Queria ter usado cortador do gingerbread man, sabe aquele formato famoso de biscoito de gengibre que é um boneco? Mas não encontrei aqui em São José, então foi de estrela mesmo. E eu gostei muito da aparência deles!
Hoje foi o dia de perfumar a casa!
Fiquei surpresa porque foi menos trabalhoso e mais rápido do que eu imaginava. Isso é sempre bom...rsrs

Ingredientes:

2/3 de xícara de melado (usei mel)
1/2 xícara de açúcar mascavo (90g)
1/2 xícara de manteiga (100g)
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela moída
1 colher de chá de gengibre em pó (coloquei 2)
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/2 colher de chá de noz moscada
2 ovos
3 1/2 xícara de farinha (coloquei 4 porque minha massa ficou muito mole, talvez por causa do calor)

Bata na batedeira o mel, o açúcar, a manteiga, o fermento, o sal, a canela, o gengibre, o cravo, a noz moscada, os ovos e 1 xícara de farinha. Quando estiver bem homogêneo desligue a batedeira e misture a farinha com uma colher e depois com as mãos. Foi ai que eu aumentei a farinha porque a massa estava escorregando das mãos.
Faça uma bola, coloque em um plástico (eu dividi em dois pra endurecer mais rápido) e leve ao congelador até ficar bem firme (deixei uns 40 minutos) ou à geladeira por 4 horas.
Ligue o forno a 180 graus quando começar a cortar os biscoitos.
Para modelar eu fui tirando do congelador aos poucos porque o calor tava demaissss!
Amasse, corte com cortador e coloque na assadeira com um espacinho entre os biscoitos. Leve ao forno por uns 10 minutinhos e espere esfriar antes de embalar.


O cheirinho na casa é bom demais! Vou confessar que eu tô numa fase "sugar free" mas experimentei dois biscoitinhos e aprovei! Eles ficaram macios e bem saborosos, principalmente se você gosta de gengibre! rs

Depois de frios eu coloquei em um saquinho de celofane com desenhos de Natal,  fechei bem apertado com uma fita pra eles não amolecerem e amanhã começo a distribuir!
Fofinho, né?

3 comentários:

  1. Oi, Renata,

    Menina, os seus biscoitos ficaram lindos e que bom que eles deram certo! Sabe, estes biscoitos de gengibre gringos ficam com massa macia demais e eu até já suspeitei que algum dos ingredientes deles reage de maneira diferente dos nossos, no momento em que são combinados, suspeito que é a farinha, um dia vou tirar isto a limpo. Já testei umas quatro receitas e em todas a massa resultou molenga, só não criei ainda uma massa brasileira porque o respeito à autoria na Internet inexiste, rsrs.
    Mas o fato é que a gente sempre dá um jeito de fazer a coisa funcionar, né? Acho que as pessoas que receberão os biscoitos vão gostar, rsrs.

    Um beijo e boa noite.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Marly, a massa ficou bem mole mesmo, eu arrisquei aumentar a farinha mas sabia que podia dar tudo errado...rsrs
    E realmente dá desânimo criar e postar receitas pq esse negócio de plágio tá feio.
    Obrigada querida, vc é ótima!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Lindinhos seus biscoitinhos,

    Aposto que quem ganhou amou!

    ResponderExcluir