domingo, 20 de maio de 2012

Feijoada de Dia das Mães para 1 mãe e 26 filhos


Acho que eu já comentei por aqui que meu irmão é missionário, vai ser padre e vive em uma comunidade católica. Sendo assim, é bem difícil ele passar datas comemorativas com a gente. Mas esse ano quando minha mãe perguntou se ele não conseguiria vir no Dia das Mães (ela sempre tenta! rs) ele disse que conseguiria, só que iriam alguns irmãos com ele... alguns 23 irmãos. Como coração de mãe é beeeeem grande, ela (aquela que eu sempre digo que não gosta de cozinhar!) já começou a calcular as quantidades para a feijoada, conversou com donos de restaurante, pesquisou na internet...
Acho que nós calculamos errado ou o pessoal tava com pouca fome, apesar de que todo mundo comeu bastante...rsrs  Sobrou muita feijoada, eu diria que quase metade! Nós congelamos, eu trouxe pra casa, vizinhos, familiares e irmãos de rua comeram feijoada por uns dois dias! Então....não se baseiem nas quantidades que eu vou citar aqui, vou contar só por curiosidade, certo!
Ah! minha mãe não tem o hábito de colocar outras carnes na feijoada, no máximo uma costelinha, mas quando é pra pouca gente. Nesse caso só linguiça, paio e lombo!
Panelas quase industriais coletadas prédio afora


Foram 3 kg de arroz, 3 de feijão, 5 de linguiça calabresa, 5 de paio, 4 de lombo. 10 maços de couve ( e esse eu nunca vou esquecer porque fui eu que piquei...).
Farofa nós compramos aquela pronta, que já vem temperada, acho que foi pouco mais de 500g. Eu descasquei e fatiei umas 12 laranjas.

Gente de verdade, sobrou muita comida! E tava uma delíiiiiiicia! Mami manda muito bem na feijoada. (E só um adendo: essa não é a primeira vez...quando eu entrei na faculdade ela fez a mesma coisa, talvez pra mais gente, não lembro bem....)
O preparo, eu descobri que é relativamente simples, porém trabalhoso!

Vamos por partes:
Feijão: nós cozinhamos o feijão preto na panela de pressão com um pedaço de linguiça dentro pra dar um gostinho. (1kg de feijão pra cada panela de 5 litros!)
 Depois de cozido foi temperado com alho e cebola picadinhos beeem pequenos. Minha mãe não coloca sal! Como as carnes são bem salgadas, ela só acerta o sal no final de tudo SE necessário! Feijão pronto e reservado numa panela enorme.

Linguiça e paio:  Ela ferve cada "leva" (o quanto cabe na panela!) de linguiça e paio de 2 a 3 vezes pra tirar as cacas (?). Tipo excesso de gordura e sei lá mais o quê. O fato é que a água da fervura fica bem nojenta, gordurenta e amarela. Depois de fervidos parte deles vão para a panela de feijão.

Lombo: temperado com sal, limão, louro e pimenta rosa fica no forno assando. Minha mãe cobre a assadeira com papel alumínio e dá uma olhada de vez em quando pra virar a carne. Quando um lado já está dourado, ela vira a carne e tira o papel pra dourar o outro.

Couve: eu aconselho fortemente a comprar picada! Minha mãe prefere picar em casa porque assim não tem perigo de ficar com lesminha! Olha, não é legal lavar e picar 10 maços de couve! Dói a mão e faz bolha! rs Nós escaldamos a couve rapidamente em água quente com sal, escorremos e refogamos com linguiça passada no processador. Apesar de eu não gostar de cebola, minha mãe faz uma couve refogada com cebola bem dourada que é um espetáculo! Por conta da quantidade e praticidade, optamos pela linguiça no lugar da cebola!

A panela de feijão com as carnes vai pro fogo baixinho e fica lá fervendo um bom tempo. Tem que mexer de vez em quando pra não grudar no fundo. Vai ferver até o feijão pegar o gostinho das carnes. E demooora.... Depois eu ia provando pra ver se já tava bom, inclusive de sal.
Enquanto isso ela tira a pele da linguiça e do paio. Dá um mega trabalho, mas ela diz que tem nojo da pele e prefere tirar pra ninguém comer.

Pronto! No dia de servir ela fatiou tudo e separou cada um num pirex diferente. Cortou o lombo em cubos e colocou no feijão.
Dá uma olhadinha na feijoada organizada, com tudo separadinho:


Não é porque é minha mãe, mas na minha opinião feijoada igual a dela não tem!!!!
Mami (na frente de azul) e quase todos os seus filhos da Misericórdia!
Alguns já tinham ido embora e o fotógrafo (aliás cozinheiro de mão cheia, filho de culinarista!) ficaram de fora. Foi um domingo animado, alegre e mamãe imensamente feliz com muitos filhos debaixo da asa!
A sobremesa fica pro próximo post!

Se alguém tiver interesse em conhecer o trabalho da comunidade que o Rafa faz parte é só entrar no site: www.misericordia.com.br

Boa semana!

Um comentário: