sexta-feira, 3 de junho de 2011

De volta ao lar doce lar!


Viajar é a melhor coisa da vida! Voltar pra casa é a segunda melhor!
 Ai que saudade da minha cozinha, de ler blogs amigos, falar no telefone com a família... Tô de volta pessoaaaaal!

 Sei que eu tinha dito que tentaria postar durante a viagem, mas não dava tempo e eu acabei desistindo da idéia. Sabe como é vida de turista... acorda cedo, anda, anda, anda, anda, dorme tarde, acorda cedo de novo e por ai vai. Mas eu tirei muitas fotos, comi coisas muito boas, outras nem tanto assim, visitei lugares legais e fiz até um curso de culinária (daqueles rapidinhos de 3, 4 horas). Ah! e trouxe muitos temperos indianos na mala!!! Claro que eu vou postar tudo, só que em partes senão o post vai ficar muito grande, com informações demais e vocês vão cansar de mim.

Nós fomos primeiro para Barcelona e passamos 5 dias lá. Os dois primeiros dias foram cruéis! Eram 5 horas a mais e a gente demorou para se acostumar com o horário e arrumar o sono. Independente disso nós adoraaaaamos Barcelona. É uma cidade bonita, alegre, viva! Foi o máximo!
Barcelona fica na Catalunha, nordeste da Espanha. È uma região em que o idioma local é o catalão e não o espanhol. Só que é lotada de turistas, então, na verdade, eles falam qualquer língua que a gente entenda. Mas, entre eles, é o catalão que não é parecido com espanhol, aliás, não dá pra entender nada...rsrs

Bom, vou começar com o café da manhã de Barcelona. Eu adoro café de hotel, principalmente quando tem variedade e coisas típicas do lugar. E o nosso tinha! Vários tipos de pães, frutas, iogurtes, cereais, frios, doces, folhados....
Bom o que eu comia muito e vocês vão ver na foto era queijo brie, aliás eu devo ter dado prejuízo pro hotel... Jamón, que é um tipo de presunto curado (não tem naaaada a ver com o que a gente come por aqui), delicioso. Parece presunto de Parma.
Eu notei que na Europa eles consomem muita maçã. Tinha uma torta de maçã que eu adorava e comia todo dia. Fora o suco de maçã que tem cor de guaraná e eu tomei a viagem toda como se fosse água. Ai muito bom....
Tinha também uns folhados recheados de creme com castanha, de chocolate...ai era tão bom que até o Luis que não é chegado em doce comia. Bom isso é só o café da manhã da primeira etapa da viagem....acho que explica em parte os quilinhos que eu ganhei nessas últimas semanas (essa é a parte ruim hunf!)

O restaurante que nós almoçamos no dia em que chegamos não tem nada memorável pra falar. Nós estávamos morrendo de fome e paramos no primeiro lugar que apareceu, só pra encher a pança mesmo...hiihihihi
 Nesse mesmo dia fomos conhecer o La Boquería que é um mercado (tipo o Mercado Municipal de São Paulo) cheio de bancas de frutas, frutas secas, castanhas, queijos, presuntos, doces, frutos do mar e por ai vai... Eu quase pirei lá dentro!!! Queria tudo! Mas me contive, acho que até pelo cansaço, e comprei só pistache, cereja e açafrão (pra mim, pra mamis e pro tio Hamilton lá de SC que adora). Não consegui tirar fotos porque era um sábado e estava muito cheio. Vejam as sobreviventes:
Banca de castanhas

Minha carinha cansada e feliz com muiiiiitas cerejas!!!
O restaurante mais legal da viagem era perto do nosso hotel e tinha ótimo custo benefício. Eu peguei indicação dele aqui, com a dica da Adriana Setti.
O La Paradeta tem um esquema diferente. Os frutos do mar ficam expostos numa banca (tipo de feira). Aí você escolhe o que quer e  como quer: frito ou “a la plancha” (grelhado). Eles pesam e mandam pra cozinha. Você escolhe a bebida, paga, senta e depois de uns cinco minutos o número da mesa é chamado e seu marido (hihi) vai buscar tudo pronto! Eu escolhi lula frita (mas era a última e tão pequena que quando eu lembrei de tirar foto já tinha comido tudo). O Luis pegou um caranguejo (que vem até com o preço se você prestar atenção na foto) e escolhemos também camarões grelhados.
Tudo muito gostoso! O caranguejo foi difícil de comer porque era duro, não tinha martelinho e meu herói (o Luis lógico) até cortou a mão pra quebrar a minha patinha...rsrs. Mas ele disse que valeu a pena, porque era muito bom mesmo!

Olha esse camarão!

A casca maior vinha recheada com uma salada e carne de caranguejo, claro!

Eis o assassino...




Outra coisa típica espanhola são as tapas. Tapas são uns petiscos que eles comem a qualquer hora do dia. Tá ai uma curiosidade: lá eles tem um horário meio fixo pra almoçar. Os restaurantes abrem às 13 horas e fecham às 16. Não adianta querer almoçar depois! Os caras fecham e só vão abrir de novo às 20 horas. Se você pensar, o horário é bem razoável, mas pra turista (principalmente eu e o Luis que demoramos até pra decidir o que queremos comer) fica apertado dependendo do passeio do dia e do café da manhã cheio de torta de maçã que você (ou no caso eu ) tomou. Enfim, é aí que as tapas salvam! Os bares de tapas ficam abertos o dia todo. Nós comemos algumas vezes, mas essas da foto foram as melhores:
Camembert empanado (consegue imaginar?) e batatas bravas

Moluscos com batatas fritas
Foi num bar chamado Tapa Tapa, na Passeig de Gracia. Não achei site, mas peguei a dica no blog Turomaquia. O cardápio era esse papel que  ficava embaixo dos pratos e era legal porque tinha a foto dos beliscos, fato que ajudava muito visto que tudo estava escrito em catalão!
Nós pedimos camembert empanado, que vinha em cubos e era muito cremoso por dentro (observe que quando eu lembrei da foto, boa parte da porção já tinha ido...), batatas bravas que são batatas fritas com um molhinho tipo maionese bem picante e moluscos com batatas fritas. Nós pedimos também uns camarões que eram servidos frios mas não tinham gosto de nada, portanto não mereceram foto. Para beber, uma Erdinger beeem gelada. O clima do bar era muito agradável, os petiscos deliciosos e o preço tava dentro do esperado (só que eu não lembro...). Recomendadíssimo! Esse bar fica bem próximo a Casa Batló e a La Pedrera, prédios do Gaudi super visitados, então todo mundo passa em frente a ele.
Bom, acho que chega por hoje! Ainda tem mais sobre Barcelona, mas vou parar aqui senão esse post só sai semana que vem! 
Espero que vocês gostem das comidinhas da nossa viagem!
beijinhos e bom fim de semana

2 comentários:

  1. Já estava com saudades!! Estava aqui DOIDA pra saber das novidades! TEnho certeza que aproveitaram bastante, e a Europa pra comida, é tudo de bom. Me deu água na boca! Quanto aos cardápios com fotos, são a nossa salvaçao aqui na Korea, se entramos num restaurante que não tem fotos, nem ficamos, pois é impossível escolher rsrsrs. Vou acompanhar todos os seus posts, e estou especialmente ansiosa pelo post da aula em Paris! Sejam bem vindos de volta!
    Bjssss

    ResponderExcluir