terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pavê de limão

Mês passado foi aniversário da minha prima Andrea. Ela planejou fazer um churrasco numa cidade do interior de SP e convidou a família. Eu, querendo ajudar e, lógico, testar uma receita nova, imaginei uma quantidade de doce para umas dez pessoas. Por desencargo de consciência, liguei e perguntei quantas pessoas estariam lá. Para minha surpresa, ela disse 26. Entrei em desespero! Nao dava tempo de sair pra comprar mais ingredientes, ia ter que me virar com o que tinha em casa. Pensei em desistir, mas ela ficou tão feliz quando eu disse que ia levar sobremesa...
Eu me inspirei na receita do blog Boa de Garfo , mas acabei mudando quase tudo... Vamos ao doce!

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 copos de coalhada (comprei pronta; pode ser iogurte)
Raspas de 6 limões
Suco de 6 limões (mais ou menos)
2 pacotes de bolacha champagne
1/2 copo de limonada com açúcar
8 carambolas
Raspas de chocolate meio amargo

Misture o leite condensado, o creme de leite, a coalhada, o suco dos limões e as raspinhas até formar um creme homogêneo. A quantidade de limão vai do gosto de cada um. Eu gosto azedinho, os seis limões fora suficientes pra mim , mas antes de colocar tudo, experimente pra ver o seu azedinho perfeito, ok! E se achar que falta açúcar, coloque um pouco e prove até ficar no ponto!
Pique as carambolas em pedaços pequenos e separe algumas estrelinhas pra decorar.
Num pirex retangular coloque uma camada de creme. Passe as bolachas bem rapidinho na limonada pra não ficar seco demais e faça uma camada com elas. Mais uma camada de creme e uma de carambola picada. Faça isso até os ingredientes acabarem e capriche na última camada de creme.
Eu decorei com estrelinhas de carambola e raspas de chocolate.
Eu fiz um pirex enorme, para 26 pessoas... Mas é claro que a receita pode ser adaptada!

É um doce leve e bem fresquinho pro verão! E a carambola dá uma cara fofa no doce, nao dá?

3 comentários:

  1. Eu já adoro qualquer sobremesa de limão, feita assim, com esse capricho todo então! Adorei a idéia das fatias de carambola! Hmmm... deu água na boca!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Tia, a carambola dá um charme viu! A ideia era fazer o seu pavê de maracujá, mas nao deu...fica pra próxima! E qdo eu fizer vou postar aqui!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Prima parabens! Mais um doce lindo, e que deve ter ficado uma delicia. Agora fiquei com mais "invejinha" por nao estar la. rsrsrs. Love you!

    ResponderExcluir