sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Meu blog sai do forno!

Já faz tempo que eu quero fazer um blog, mas a falta de tempo e a espera por uma receita especial estavam atravancando a ideia. O tempo continua curto, mas a receita inaugural apareceu no último fim de semana, quando aconteceu a festa de aniversário da mamãe.

A ideia deste doce tirei do blog Chocolatria, da querida mestra Simone Izumi. Quando vi a foto do Croquembouche me apaixonei e não parava de pensar como eu conseguiria fazer um daquele. Deu certo! Claro, nao ficou igual ao da Simone, mas fiquei satisfeita e todo mundo adorou!
Ai vai a receita:

Creme de caramelo (Martha Stewart)
1 1/2 xícara de açúcar
1/4  xícara de água
2 1/4 xícara de creme de leite fresco
Pitada de sal (acho que eu esqueci...)

Prepare uma tigela com água  e gelo.
Leve ao fogo médio o açúcar e a água até ferver e o açúcar dissolver. Reduza o fogo e deixe cozinhar até ficar com cor de caramelo (e nao desgrude o olho! Eu virei as costas um minutinho,  quando voltei minha calda tava preta! Tive que fazer tudo de novo!!!)
Remova do fogo e adicione 1 xícara do creme de leite. Devolva ao fogo e cozinhe até obter um creme homogêneo e leve fervura.
Retire do fogo e coloque a panela na tigela de água  e gelo até esfriar completamente. Bata o restante do creme de leite até o ponto de chantilly e junte à mistura de caramelo já fria. Mantenha refrigerado até a utilização.

Eu usei de 65 a 70 carolinas que comprei na padaria pois não tive tempo de fazer em casa.
Coloquei o creme de caramelo em um saco de confeiteiro com um bico que fosse fácil de furar as bombinhas e recheei.
Para a montagem, segui algumas instruções da Simone e fiz um cone de cartolina forrado com papel manteiga. Prendi o cone com durex em uma cadeira e fui colocando as carolinas, colando uma a uma com chocolate derretido e temperado. Como ia levar de São José dos Campos para São Paulo só no dia seguinte, coloquei o cone na geladeira. Ficou assim depois que eu tirei a cartolina:



Para cobertura fiz uma ganhache bem durinha: 400g de chocolate meio amargo para 200g de creme de leite. Derreta o chocolate no microondas na potência média, aqueça de leve o creme de leite e misture bem.
Coloquei a ganache em um saquinho de celofane, cortei a pontinha e fui jogando sobre a pirâmide enquanto minha mãe salpicava o crocante de castanha de caju em cima. O crocante comprei pronto.
Espero que gostem do meu primeiro post e do doce diferente!

11 comentários:

  1. Ebaaaaaaaaa!!!! O primeiro comentario do blog é meu ;)
    Ficou o máximo o seu croquembouche prima. Ja tinha visto essa receita no blog da simone e fiquei morrendo de vontade de fazer, só nao achei tempo ainda.
    Parabens pelo blog. Ja começou lindo. Ja tem uma seguidora

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!!! ADOREI saber que agora vc tem seu blog!! E começou em grande estilo, hein! Um Croquembouche! Muito 10! Já estou te seguindo! Não quero perder nenhum post!
    Parabéns e bem vinda ao mundo fantástico da blogosfera!

    ResponderExcluir
  3. Mande os parabéns para a mamãe, que deve estar MUITO orgulhosa da filha!

    ResponderExcluir
  4. Saiu do forno e salivou...hummmmm. Muito legal. Parabéns querida filhota! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Renata, parabéns pelo novo blog que já começou com uma postagem deliciosa!!!!! A foto ficou ótima também e eu adoro a Simone Izumi, ela é nota dez! Beijão e boa sorte!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Prima querida, achei que um blog seria ótimo para nós podermos trocar e manter as figurinhas atualizadas! Obrigadaaaaa bjos

    Tia Renata, lembra ano passado, qdo vc disse que eu devia fazer um blog pra divulgar meus docinho? Aceitei a sugestão! Vc é a grande inspiradora! rsrs Obrigada! Beijos

    Sogrinha linda, obrigada pelo carinho! Proxima vez que eu for ai vou levar um doce delicioso e blogável...rsrsrs Beijos

    Kátia queridaaaaa! Seu blog tb é uma inspiração para mim! Adoooooro! Mal posso esperar pela minha próxima viagem, vou tirar foto de todas as comidinhas pra poder postar depois...rs beijao

    ResponderExcluir
  7. Amor, parabéns pelo blog, que está muito bacana e parabéns também pelo Croquembouche, que estava delicioso! Totalmente aprovado. :)
    Muito sucesso na nova empreitada!
    Te amo, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Querida e doce Re...meus parabéns!!!
    Olha, fazer um croq dos diabo não é para qualquer um não! E que danada, colocou já na primeira postagem do blog! rssss...
    Adorei que virou a minha amiga de blog!!!;D
    um bjao e obrigada sempre,
    si

    ResponderExcluir
  9. FILHOTA,
    PARABÉNS,
    ESTOU BABANDO DE ORGULHO.
    REALMENTE O CROQUEMBOUCHE FICOU MARAVILHOSO, FILHOTA, O QUE FICOU CONGELADO, JÁ ERA, ESTÁ TODINHO NO MEU QUADRIL.. rsrssr
    PESSOAL, O PÃO DE MEL E AS TRUFAS, TAMBÉM SÃO MARAVILHOSAS.

    BEIJOS
    MAMY

    ResponderExcluir
  10. Si querida, vc é meu exemplo! Acho que tb tem uma certa identificaçao de histórias, sabe....rs
    Eu é que agradeço grande mestra do chocolate...rs
    Beijosssssssssss

    Mamy, prepare seu quadril, pois isso é só o começo...rs
    bjossss

    ResponderExcluir
  11. Oiiiii Re...olha fico feliz por vc estar fazendo sucesso na culinária hein, realmente tudo que vc faz fica maraaaaa.....vai treinando pro meu casório tá, rsrs...bjus minha flor...adoro vc , ah e principalmente seu dotes culinários.

    ResponderExcluir