terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sobremesas e um Feliz Natal!

Algumas pessoas têm me pedido dicas de sobremesas para o Natal. Selecionei algumas que já apareceram por aqui, é só clicar no nome!

Croquembouche: eu fiz ano passado no Natal e foi um sucesso. E você nem precisa deixar uma pirâmide perfeita, é só empilhar as carolinas entre camadas de ganache cremosa que vai arrasar!




Pavê de limão...



Torta de chocolate com massa de castanhas: também fiz no último Natal e todo mundo amou! Recomendo





Pavê de maracujá...










Gelatina colorida: prática e fresquinha


Eu desejo a vocês um Natal feliz e abençoado e que em 2013 tenhamos muita saúde, possamos cozinhar coisas gostosas, fazer viagens inesquecíveis, ler livros memoráveis, assistir a filmes encantadores e estar perto quem amamos.
Até a volta!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Alcachofra


Faz uns 20 dias vi alcachofra na feira e fiquei enlouquecida. Lembrei que minha avó fazia uma que era super simples e uma delícia.
Olhei algumas receitas na internet mas resolvi não inventar demais... Minha mãe já tinha dito mais ou menos como minha avó fazia e lá fui eu...

Corte o cabo bem rente à bundinha da alcachofra e lave pra tirar toda terra. Corte as pontas das folhas (usei uma tesoura) e coloque as alcachofras numa panela com água, sal e umas folhinhas de louro até cobrir as flores. Deixe cozinhar até as folhas ficarem macias e soltarem fácil. A minha ficou mais de uma hora no fogo.
Quando estiver cozida escorra a água e reserve até servir.
Antes de servir eu polvilhei um pouco de queijo ralado e levei ao forno médio só pra dar uma esquentadinha.


Como nós tínhamos 3 alcachofras e 2 pessoas, uma delas foi dividida no meio...rs
Eu cavoquei bem pra tirar todo espinho.

Pra vocês verem como ela fica cortada no meio
A diversão pra mim é comer a carninha que tem na folha...

Depois que as folhas acabam é só cortar a parte que tem espinho e comer o coração da alcachofra!
Ah, servi com vinho tinto e umas pastinhas com torradas.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Biscoitos de gengibre


Outro dia vi no blog da Marly, o Saboreando a vida, uma receita de biscoito de gengibre. Comecei a procurar por outras e vi que existe um mundo de biscoitinhos de especiarias e que eu queria fazer todos. Todo ano nessa época tenho vontade de fazer quitutes gostosos pra dar de presente mas acaba que o tempo é curto e eu deixo pra lá...
Só que depois que eu vi estes biscoitos da Marly me empolguei e decidi que dessa vez ia dar certo. Guloseimas com especiarias, pra mim, combinam muito com Natal e por isso eu encanei nesses biscoitinhos. Queria ter usado cortador do gingerbread man, sabe aquele formato famoso de biscoito de gengibre que é um boneco? Mas não encontrei aqui em São José, então foi de estrela mesmo. E eu gostei muito da aparência deles!
Hoje foi o dia de perfumar a casa!
Fiquei surpresa porque foi menos trabalhoso e mais rápido do que eu imaginava. Isso é sempre bom...rsrs

Ingredientes:

2/3 de xícara de melado (usei mel)
1/2 xícara de açúcar mascavo (90g)
1/2 xícara de manteiga (100g)
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de canela moída
1 colher de chá de gengibre em pó (coloquei 2)
1/2 colher de chá de cravo em pó
1/2 colher de chá de noz moscada
2 ovos
3 1/2 xícara de farinha (coloquei 4 porque minha massa ficou muito mole, talvez por causa do calor)

Bata na batedeira o mel, o açúcar, a manteiga, o fermento, o sal, a canela, o gengibre, o cravo, a noz moscada, os ovos e 1 xícara de farinha. Quando estiver bem homogêneo desligue a batedeira e misture a farinha com uma colher e depois com as mãos. Foi ai que eu aumentei a farinha porque a massa estava escorregando das mãos.
Faça uma bola, coloque em um plástico (eu dividi em dois pra endurecer mais rápido) e leve ao congelador até ficar bem firme (deixei uns 40 minutos) ou à geladeira por 4 horas.
Ligue o forno a 180 graus quando começar a cortar os biscoitos.
Para modelar eu fui tirando do congelador aos poucos porque o calor tava demaissss!
Amasse, corte com cortador e coloque na assadeira com um espacinho entre os biscoitos. Leve ao forno por uns 10 minutinhos e espere esfriar antes de embalar.


O cheirinho na casa é bom demais! Vou confessar que eu tô numa fase "sugar free" mas experimentei dois biscoitinhos e aprovei! Eles ficaram macios e bem saborosos, principalmente se você gosta de gengibre! rs

Depois de frios eu coloquei em um saquinho de celofane com desenhos de Natal,  fechei bem apertado com uma fita pra eles não amolecerem e amanhã começo a distribuir!
Fofinho, né?

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curso Chocolatria Módulo II


Mês passado eu fiz o módulo II do curso da Simone (do blog Chocolatria). Este módulo é o Festa Kids por isso todos os doces são coloridos e chamam tanta atenção. É claro que podem facilmente ser adaptados para uma festa mais adulta, casamentos etc.
 No primeiro módulo ela ensina a trabalhar com o chocolate, derreter, temperar, banhar, modelar... eu me lembro que cheguei em casa e parecia que um trator tinha passado em cima de mim de tão cansada...rsrs. 
O segundo módulo é mais light tranquilo porque teoricamente todo mundo já sabe mexer com chocolate, então ela dificulta um pouco as técnicas de banho, de modelagem, dá dicas impagáveis e o curso acontece de um jeito delicioso, num ambiente agradável, alegre e doce e com a Simone que é uma fofa! Adoroooo!




Olha que xodó!





 E por fim a caixa de gordices que eu trouxe pra casa...

Gostou e quer aprender? É só entrar no Chocolatria e pedir informações!
Gostou e não quer aprender? Encomenda que eu faço! rs

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bolo de abacaxi


Dia desses eu estava com umas fatias de abacaxi na geladeira quase querendo estragar. Para não desperdiçar fui procurar uma receitinha de bolo. Achei uma interessante no livro Philips-Walita que veio junto com minha batedeira... Na maioria das vezes eu não dou nada por esses livrinhos mas já fiz diversas receitas ótimas deste.
Eu adaptei e mudei algumas coisas porque queria um bolo saudável e menos calórico. Ficou meio esfarelento e deu até uma quebradinha em cima na hora de desenformar mas eu gostei muito do sabor:

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de chá de açúcar (substitui por 1/2 xíc. de açúcar demerara e 1/4 de xíc. de açúcar light da União)
1/2 xic. de óleo de canola (coloquei um pouco menos)
5 ou 6 fatias de abacaxi cortadas em cubos (mais ou menos 2 xícaras)
1 xícara de chá de farinha de rosca
1 xícara de chá de aveia em flocos finos
1/4 xícara de amêndoas picadas
1/4 de xícara de damascos picados
1 colher de sopa de fermento em pó

Bata os ovos, o açúcar e o óleo no liquidificador. Misture, sem bater, o abacaxi, a farinha, a aveia, as amêndoas, o damasco e o fermento. Coloque em uma forma de bolo untada.
Como eu omiti a cobertura sugerida na receita, polvilhei um pouco de açúcar e canela, com a ajuda de uma peneira, sobre a superfície do bolo.
Asse em forno médio (180 graus), pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos. Faça o teste do palito!

Ficou um bolo molhadinho e bem saboroso e aquela camadinha fina de açúcar com canela forma uma casquinha crocante...bom demais!  Da próxima vez vou testar com maçã verde.

Boa semana!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Xodó pelos meus primeiros cupcakes

Diz se não são fofinhos demais

Pois é, já fiz muito muffin, mas cupcake nunca tinha feito... E eu amei! Tô apaixonada por eles até agora, olhando as fotos igual uma boba.
Esses mini cupcakes saíram porque a , uma amiga que eu conheci uma semana antes de sair do lugar onde eu trabalhava (detalhe que nós trabalhamos na mesma empresa por uns 6 meses e nunca tínhamos tido a oportunidade de conversar rs) estava organizando a festa da filha e queria alguns bombons simples para lembrancinhas. No fim, ela teve uma ideia diferente e pediu mini cupcakes mas tinha que ter alguma coisa das Princesas, que é o tema da festa. E eu resolvi fazer... se tudo desse errado o plano B era assar bolinhos de pão de ló mesmo, rechear e cobrir...mas eu tenho aquele otimismo arraigado de que sempre tudo vai dar certo...
E eles saíram! Fiz uma massa bem amanteigada de baunilha, recheei com ganache de chocolate meio amargo e cobri com ganache rosa. Cada bolinho foi coroado com uma rosa de açúcar (que foi bem difícil de acha aqui em São José!) que para os desatentos como eu é a rosa da Bela (A Bela e a Fera!). Coloquei uma sainha de cupcake anti-gordura (muito importante, caso contrário ia ficar uma sainha horrível toda manchada) azul-claro com bolinhas brancas e bati umas cem fotos...rs

Ps: Eu nunca tinha feito um bolo com bastante manteiga apesar de saber que eles são infinitamente mais deliciosos e molhadinhos que um pão-de-ló. E depois que eu provei meus bolinhos  resolvi que nunca vou fazer, a menos que seja encomenda, porque a chance de eu comer todos é imensa! Até marido que não liga pra bolos disse que era uma delícia...

sábado, 3 de novembro de 2012

Curso Chocolatria- Módulo I


Nada como curtir um feriado na preguiça, em casa, lendo beliscando uma guloseima... aiai
Sei que eu andei muito sumida ultimamente! Mudança de trabalho, cansaço acumulado, falta de tempo, cozinha praticamente parada... Tô tentando me organizar de novo, nessa próxima semana nós vamos dar uma parada pra descansar e pretendo voltar animada com receitinhas e experiências gastronômicas bem legais.
Mas hoje eu vim pra falar do curso Chocolatria, da Simone Izumi, minha mestra, que eu fiz há 2 anos. Resolvi contar dele hoje porque daqui uns dias vou fazer o módulo II ( e estou uma pilha de ansiedade! rs), assim vocês vão ficar mais situados.
Na época eu não tinha blog, cozinhava por pura diversão, nunca tinha ouvido falar em temperagem e achava que pra banhar algo no chocolate era só derreter uma barra e aproveitar o chocolate bem quente e fluido pra passar o pão de mel... pois é, quem entende de chocolate deve estar gargalhando, assim como eu, quando lembro que eu não entendia porque meu pão de mel demorava um dia inteiro pra secar e ainda ficava esbranquiçado rsrsrsr.
Eu sou fã da Simone. As receitas do curso são super legais e todas de autoria dela. Mas o mais impressionante é como ela domina a técnica de mexer com chocolate, que é difícil e trabalhosa. Depois desse curso meu mundo chocolático mudou, meus bombons não ficaram mais esbranquiçados, eu descobri que dá pra moldar coisas incríveis com chocolate e desde então ganho uma graninha extra fazendo meus doces! E trabalhar com chocolate é sempre um prazer! Pra quem gosta, recomendo super o curso!

Só uma observação rápida... olhando essas fotos tão bonitas duvidei um pouco que elas sejam minhas...acredito que as melhores sejam da Lili Nakashima que além de ótima doceira e biscoiteira é excelente fotógrafa! 

Bom fim de semana!






segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Brigadeiro gourmet III

Brigadeiro de damasco

Sei que faz mais de um mês que não apareço por aqui! Ultimamente o tempo anda bem curto, tenho cozinhado super pouco e até os blogs que eu adoro visitar não tenho visto.  
Maaaaas, não poderia abandonar vocês tanto assim a ponto de não contar sobre os outros sabores de brigadeiro que fiz pro meu aniversário.
Deixei os preferidos para este post...

Brigadeiro de damasco
100g de damasco doce
90g de chocolate branco picado
1 lata de leite condensado
10 a 15g de manteiga

Coloque os damascos em uma tigelinha e coloque água até que fiquem cobertos. Deixe em temperatura ambiente de um dia pro outro (pra eles ficarem bem macios). No dia seguinte escorra a água e seque cada damasco com papel toalha. Bata no processador até virar um purê. Se você não tiver processador pique em pedaços beeeem pequenos.
Misture todos os ingredientes na panela, inclusive o purê de damasco, e leve ao fogo baixo mexendo até dar o ponto. Eu me lembro que esse foi o brigadeiro que mais demorou pra dar ponto por causa dos damascos mesmo que deixam a receita mais úmida. E tem um detalhe: ele desgrudava bem do fundo e das laterais mas eu via que o doce ainda tava bem mole. Portanto neste de damasco é preciso ter um pouco de feeling... ou colocar no copinho...rsrs
Enrolei os docinhos,  passei no chocolate branco ralado e coloquei um pedacinho bem pequeno de damasco no centro. Rende mais ou menos 100 docinhos.

Brigadeiro de chocolate amargo com laranja e amêndoa
80g de chocolate amargo
100 g de amêndoas trituradas (em pedaços, sem virar farinha)
Raspas de 2 laranjas pequenas
1 lata de leite condensado
10 a 15g de manteiga

Coloque o chocolate, a manteiga, as amêndoas e o leite condensado em uma panela e leve ao fogo baixo. Faça o mesmo processo dos outros até dar o ponto de enrolar. Depois de tirar do fogo, misture as raspas de laranja e mexa bem.
Enrolei os doces e passei numa mistura de chocolate ao leite e amargo triturados e coloquei um pedacinho de amêndoa em cima. Rende uma média de 70 docinhos.

Brigadeiro de limão siciliano (o meu preferido!)
1 lata de leite condensado
10 a 15g de manteiga
Raspas de 1 limão siciliano grande

 Leve ao fogo baixo o leite condensado e a manteiga. Mexa até dar ponto e desligue o fogo. Misture as raspas de limão siciliano e deixe esfriar.
Enrolei no chocolate branco ralado e coloquei umas raspinha de limão em cima. Rendeu 64 docinhos e pra mim esse foi o campeão!

Boa semana pra vocês!




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Brigadeiro gourmet II


Esse fim de semana eu comemorei meu aniversário e esse ano me concentrei só nos doces. Comprei sanduíche de metro, queijos, amendoins e castanhas, mami fez maionese e pronto, tudo bem simples!
Já os doces....eu passei a semana toda em função deles. O forte foram os brigadeiros.
Fiz seis tipos diferentes, dois deles eu já passei a receita neste post, que são o de chocolate amargo e chocolate amargo com Frangélico, que é um licor de avelãs muito saboroso e perfumado.
A diferença é que desta vez eu comprei chocolate belga, da marca Callebaut. Eu fui na loja Central do Sabor e comprei os pacotes de 500g de chocolate amargo (53%) e ao leite. Eles vêm em gotas e saiu R$18,00 cada pacote. A outra opção era a barra de 5kg que pra mim seria demais, pelo menos para essa situação, era só uma festinha de família...rs
Comprei também o split que substitui o chocolate granulado. São quadradinhos de chocolate, tão saborosos quanto as gotinhas...rs O pacote de 1kg saiu R$ 40,00.
O chocolate é  mais caro, mas nós estamos falando de chcocolate belga, que é muito mais saboroso e você consegue perceber bem a diferença no doce. Então, eu digo com toda a confiança, que se você quer arrasar com seus brigadeiros, vale o investimento!

Apesar de já ter postado as receitas do de chocolate amargo e do Frangélico eu vou reforçar porque mexi um pouco nas quantidades e na apresentação:

1 lata de leite condensado (Leite Moça)
85g de chocolate ao leite ou amargo em pedaços bem pequenos (uma ótima vantagem das gotinhas é que não precisa picar! rs)
10 a 15g de manteiga

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar. 
Bom, o ponto do brigadeiro é um problema... eu queria ter feito um videozinho pra colocar aqui pra vocês, mas como eu tava sozinha em casa, não consegui. Eu sempre sofri bastante e já joguei muito doce fora por ter passado demais e o negócio virou uma pedra... Dessa vez milagrosamente eu acertei todos! Foi uma vitória, eu fiquei bem feliz. 
Vou tentar explicar: a gente sempre ouve o famoso "desgrudar do fundo da panela" e de fato tem que desgrudar fácil do fundo e das laterais, quando você movimenta a panela o doce tem que movimentar todo, em bloco, bem solto. Mas não é logo que desgruda. Você tem que colocar um pouco do brigadeiro na colher que você está mexendo, levantar a colher a uns dois palmos da panela e deixar o doce escorrer. Se ele fizer um castelinho e mantiver por alguns segundos, esse é ponto. Se ele escorrer e misturar rapidamente com o doce que está na panela, precisa mais. Essa técnica eu aprendi no curso do Senac e adorei. Aprendi outras também, em diferentes cursos, mas exigem que você tire a panela do fogo pra fazer o teste e ai nós corremos o risco de queimar nosso doce, portanto não recomendo.
Bom não sei se ficou muito claro, qualquer dúvida fiquem a vontade para perguntar. É claro que eu não sou nenhuma expert no assunto, mas depois de fazer tantas tentativas a gente aprende alguma coisa né!

Dando o ponto é só tirar da panela e deixar esfriar.

No caso do brigadeiro de Frangélico a bebida vai entrar depois do ponto. Deu o ponto você acrescenta 100g de licor e continua mexendo até dar ponto de novo. Agora é só esperar esfriar pra enrolar.

As fotos não ficaram boas por causa da luz e porque eu não tive tempo suficiente pra tirar muitas...Tentei selecionar as melhores...

O brigadeiro de chocolate ao leite eu passei no split ao leite e rendeu 84 unidades (docinho tamanho festa).


O amargo com Frangélico eu passei na farinha de amêndoa e coloquei um pedacinho bem pequeno de avelã no centro. Rendeu 60 docinhos.


Para o amargo puro eu bati no processador um punhado de chocolate amargo e um punhado de split. Ficou com uma carinha de crocante, mas na mordida tava bem macio. A receita rendeu 70 docinhos. 


Eu curti muito a minha experiência com os brigadeiros e eles realmente fizeram sucesso. No próximo post tem mais!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ragu de cogumelo e pinhão com purê de batata


Minha cozinha anda meio parada ultimamente porque o trabalho tem fervido. Como vocês podem perceber pela presença do pinhão, essa receita tá atrasada, mas ficou tão gostosa que eu quis postar mesmo assim. E é claro que dá pra fazer omitindo o pinhão, só vai ficar menos exótica, digamos assim...rs

Um dia eu vi em algum que lugar que já não lembro mais, um jeito diferente de fazer purê. Em vez de cozinhar as batatas na água, assá-las no forno. Lave bem as batatas, envolva cada uma (com casca) em papel alumínio, bem embrulhadinha, colocaque numa assadeira e leve ao forno moderado. Nunca marquei o tempo, mas depois de uns 30, 40 minutos eu espeto com um garfo pra ver se já estão macias ou precisa assar mais. Quando você achar que está macia o suficiente é só tirar do forno, esperar esfriar e descascar.
Demora um pouco mais, mas depois dessa descoberta, se eu tiver tempo só "cozinho" batata assim. Fica super saborosa, dá bastante diferença no purê.

Purê de batatas:
6 a 8 batatas médias assadas e amassadas
1 colher de sopa de manteiga
Sal e noz moscada a gosto
Mais ou menos 1/2 copo de leite
Derreta a manteiga e junte os outros ingredientes na panela. Mexa bem até todo o leite ser absorvido. Desligue o fogo e reserve.

Bom, eu sei que pra ragu ser ragu tem que ter vinho e cozinhar beeem devagar. Eu não tinha vinho em casa e nem cozinhei beeem devagar, mas achei que ficou com cara de ragu. Acho que acrescentando uma tacinha de vinho tinto deve ficar muito bom!

Ragu de cogumelos com pinhão:
200g de shitake limpo e picado
200g de shimeji limpo e solto dos cabinhos
1 xícara de pinhão cozido, descascado e fatiado grosseiramente
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de shoyo
 Noz moscada a gosto

Derreta a manteiga e acrecente os cogumelos e o shoyo. Mexa bem e acrescente o pinhão e a noz moscada.
Como o cogumelo solta água o ragu vai cozinhar, a princípio, nesse caldinho. Conforme for secando o caldo, acrescente um pouco de água. Quando os cogumelos estiverem macios e o caldo não muito aguado desligue o fogo.

Pegue 2 pratos fundos coloque 3 colheres de purê e sobre ele o ragu com um pouquinho de caldo e tá pronto!






terça-feira, 7 de agosto de 2012

Conchinhas com ervilha e bacon


Já faz tempo que eu olho essa receita no livro Revolução na Cozinha, do Jamie, mas nunca tinha todos os ingredientes juntos em casa. Ai, num daqueles domingos sem inspiração, lembrei que tinha tudo e fui pra cozinha. É uma receita que dificilmente dá errado já que a combinação ervilha e bacon é perfeita!
Só um adendo...eu vou ganhar um livro novo do Jamie de presente de aniversário do maridoooooooo!!! Não, eu não gosto de jóias, eu gosto de comida! hihi
Fiz muitas adaptações pra que ficasse um prato mais light menos gordo, apesar do bacon!
Ele coloca doses de manteiga pra fritar o bacon e crème fraiche no final. Omiti todas as gorduras extras, portanto minha massa não deve ter ficado tão cremosa quanto a dele. A única omissão que me deixou com uma sensação de "preciso fazer de novo" foi a hortelã picada. Eu não tinha, e também não tive vontade de sair pra comprar, mas só pra vocês saberem, o Jamie usa muitas vezes a combinação hortelã-ervilha.

200g de macarrão conchinha
1 pacote de ervilhas congeladas (300g)
70 a 100g de bacon picado
1 pedaço pequeno de quijo gorgonzola (esse foi por minha conta!)
Sal a gosto

Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem.
Enquanto isso, coloque o bacon em uma panelinha anti-aderente em fogo baixo e deixe até dourar. Escorra a gordura, seque um pouco o bacon  com papel toalha e devolva ao fogo juntamente com as ervilhas (direto do pacote).
Escorra o macarrão e reserve um pouco da água.
Misture o macarrão com a ervilha e o bacon e acrescente um pouco da água do cozimento que foi reservada, para não ficar grudento. Sirva imediatamente com pedaços de queijo gorgonzola.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fondue de chocolate


Eu confesso que ando muito preguiçosa e por isso o pobre blog anda meio abandonado. Tem sobrado pouco tempo livre pra cozinhar e blogar massssss antes que esse inverno feliz de pouco frio acabe completamente vamos a esta receita tradicional e fácil que alegra noites de frio (e de calor!). O fondue de queijo eu acabo comprando aquela massa pronta porque é super prática e hoje em dia a gente consegue encontrar com preços bem em conta. Já o de chocolate acho que compensa fazer em casa já que o trabalho é quase zero e fica beeeeem mais gostoso.

Para 5/6 pessoas:

500g de chocolate 
300g de creme de leite (1 lata ou 1 1/2 caixinha)

Eu misturei 400g de chocolate amargo e meio amargo com 100g de chocolate ao leite. Ai vai do gosto de cada um. Nós aqui somos fãs do amargo mas quem não gostar troca por ao leite, eu sugiro que sempre tenha um pouquinho de meio amargo pra dar uma quebradinha no doce.

Leve o chocolate ao microondas na potência média até derreter (mais ou menos 2 min30s). Mexa bem e misture o creme de leite. Na hora de servir é só aquecer na potência média e passar pra panela de fondue (se você quiser...o último eu e marido comemos direto do pote de vidro mesmo).
Corte frutas como morango, abacaxi, banana, uva e o que mais você gostar, chame os amigos e sirva! 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sopa de batata com alho poró

Segundo o Jamie fofo Oliver essa é uma sopa clássica. E eu me inspirei no livro dele, Revolução na Cozinha.
Fiz algumas adaptações e mudanças mas ficou uma delícia. Não disse que ia encher vocês de sopa?

2 cenouras
2 talos de salsão
400g de alho poró
400g de batata (troquei metade das batatas por um chuchu grande)
2 cubos de caldo de galinha ou vegetais
Sal a gosto
2 ovos

Descasque as cenouras e o chuchu e pique. Fatie os talos de salsão e o alho poró. Aqui uma observação: eu usei mais a parte verde do alho poró porque a maior parte da branca eu já tinha usado em outro prato no dia anterior.
Coloque tudo isso em uma panela e refogue com um pouco de óleo até que as cenouras fiquem tenras. Coloque água com o caldo escolhido. Descasque e pique as batatas em cubos e coloque na panela. Mexa bem e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos.

Esta parte é totalmente opcional. Minha avó fazia sopa assim quando eu era criança e eu e meu irmão adorávamos. Marido depois que eu fiz uma vez, agora quer sempre! E quer mais de um!!!

Quebre um ovo numa concha:

E depois, bem devagar, vá escorregando ele pra dentro da panela (no canto) com a sopa fervendo:
 Repita o processo com o outro ovo, no lado contrário pra eles não grudarem um no outro.
Aí é só espera cozinhar (uns 5 minutinhos), a gema tem que ficar durinha, e servir!
Tcharam! Não é a sopa mais bonita do mundo, mas garanto que fica bom demais

Se você preferir, pode bater a sopa pra ficar cremosa, só lembre de tirar os ovos primeiro! rs