Vamos fingir que não faz quase um mês que eu disse que ia fazer um passo a passo ok? A verdade é que eu ando sem paciência e já abri este post umas cem vezes e nada saiu... Maaaas, vamos lá!
Como eu disse no post anterior foi difícil encontrar informações suficientes pra eu me sentir segura e montar um naked cake. Eu diria que foi uma tarefa meio tensa já que é um bolo que precisa ficar perfeito pois não tem cobertura pra disfarçar imperfeições.
O meu bolo foi em tons de rosa. Massa de baunilha e recheio de doce de leite com nozes. Usei uma calda básica (pode ser açúcar, água e um pauzinho de canela: é só ferver até encorpar de leve) para regar o bolo.
1. O primeiro passo é saber de quantos andares vai ser o bolo e assar a quantidade de bolos necessária.
O meu bolo teve três andares. Eu assei 2 bolos redondos numa forma de 25cm, 2 bolos na forma de 20cm e 2 bolos na de 10cm. Fiz isso uns dois dias antes da festa, guardei na geladeira os bolos já nivelados e cortados ao meio em embalagens bem fechadinhas para não ressecar.
2. No dia da festa tirei todos os bolos da geladeira e cortei (bem de leve) as laterais com uma faca de serra pra aparecer a cor do bolo.
4. Com a faca de serra "limpei" a camada de bolo que ficaria aparente.
5. Como esse bolo base vai receber muito peso é preciso dar sustentação. Esse canos da Wilton são próprios para isso e eu encontrei numa loja aqui perto de casa a R$13,90 o pacote com 4. Para esse bolo usei apenas um e meio.
Você afunda o caninho e marca exatamente até onde ele entra no bolo.
Depois é só cortar com uma faca e devolver o caninho no bolo.
6. Eu usei como base para o segundo andar um prato de bolo de papelão (daqueles prateados mesmo) que eu forrei com papel alumínio e filme plástico.
Sobre essa base passei doce de leite e repeti o processo bolo/recheio com os discos de 20cm. Coloquei 2 caninhos no meio e o segundo andar ficou pronto.
7. Para o terceiro andar eu usei um disco de isopor pois o bolo era mais leve e não ia ter perigo de furar.
Repeti o " processo bolo/recheio" (aqui dá pra acompanhar bem pelas fotos) até acabarem os discos.
8. Hora de juntar tudo. Eu transportei meu bolo separado até o local da festa por medo de acontecer um acidente. Mas é só passar doce de leite no lugar que vai receber o andar de cima pra ficar tipo uma cola e colocar com cuidado.
Aqui vocês podem ver o bolo montado e decorado (esqueci de tirar fotos depois que eu empilhei tudo...). Pode ser decorado com frutas, castanhas, flores... Como a festa era de passarinho e as cores eram rosa, branco e dourado modelei uns ninhos, ovos e passarinhos em pasta americana e cobri as "emendas" entre um andar e outro com nozes picadas tingidas de dourado
Vou deixar aqui links para dois vídeos que ajudam muito:
Este ensina a fazer um naked cake ou pelo menos a montagem dele. O bolo que ela usa parece super seco, o recheio talvez seja um pouco estranho pro paladar brasileiro mas ajudou muito!
Este segundo é um vídeo da Otavia Somavilla que sugere uma alternativa mais barata e prática aos tubos da Wilton (acho que eu tive sorte de achar tão perto de casa, aqui em São José dos Campos! rs)
Quero agradecer muito minha professora sempre de plantão Paula Cinini e um agradecimento muito especial à Catarina Bitar, super boleira, que sem nem me conhecer respondeu gentilmente uma dúvida que eu deixei no blog dela num momento de desespero. E claro ao meu super marido que me ajuda com o transporte de bolos e doces andando com o carro a 20 km/h pra que nada saia do lugar ;)
Espero que ajude quem quer muiiiito fazer um naked cake e qualquer dúvida é só perguntar!