quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Passo a passo do naked cake


Vamos fingir que não faz quase um mês que eu disse que ia fazer um passo a passo ok? A verdade é que eu ando sem paciência e já abri este post umas cem vezes e nada saiu... Maaaas, vamos lá!
Como eu disse no post anterior foi difícil encontrar informações suficientes pra eu me sentir segura e montar um naked cake. Eu diria que foi uma tarefa meio tensa já que é um bolo que precisa ficar perfeito pois não tem cobertura pra disfarçar imperfeições.

O meu bolo foi em tons de rosa. Massa de baunilha e recheio de doce de leite com nozes. Usei uma calda básica (pode ser açúcar, água e um pauzinho de canela: é só ferver até encorpar de leve) para regar o bolo.

1. O primeiro passo é saber de quantos andares vai ser o bolo e assar a quantidade de bolos necessária.
O meu bolo teve três andares. Eu assei 2 bolos redondos numa forma de 25cm, 2 bolos na forma de 20cm e 2 bolos na de 10cm. Fiz isso uns dois dias antes da festa, guardei na geladeira os bolos já nivelados e cortados ao meio em embalagens bem fechadinhas para não ressecar.


2. No dia da festa tirei todos os bolos da geladeira e cortei (bem de leve) as laterais com uma faca de serra pra aparecer a cor do bolo.


3. O primeiro andar do meu bolo foi direto no prato que ia para a mesa. Passei um pouco de doce de leite no prato e coloquei o primeiro disco de bolo. Reguei com um pouco de calda. Tem que ser pouco senão o bolo pode afundar, desfazer, virar uma massaroca... Espalhei uma quantidade de recheio que foi a olho, mas tive o cuidado de não exagerar (tenho essa tendência) para não correr o risco de vazar recheio quando os outro bolos estivessem fazendo peso. Repeti esse processo até completar todos os discos maiores.

4. Com a faca de serra "limpei" a camada de bolo que ficaria aparente.

5. Como esse bolo base vai receber muito peso é preciso dar sustentação. Esse canos da Wilton são próprios para isso e eu encontrei numa loja aqui perto de casa a R$13,90 o pacote com 4. Para esse bolo usei apenas um e meio.
Você afunda o caninho e marca exatamente até onde ele entra no bolo.

 Depois é só cortar com uma faca e devolver o caninho no bolo.

6. Eu usei como base para o segundo andar um prato de bolo de papelão (daqueles prateados mesmo) que eu forrei com papel alumínio e filme plástico.
 Sobre essa base passei doce de leite e repeti o processo bolo/recheio com os discos de 20cm. Coloquei 2 caninhos no meio e o segundo andar ficou pronto.

 7. Para o terceiro andar eu usei um disco de isopor pois o bolo era mais leve e não ia ter perigo de furar.
Repeti o " processo bolo/recheio" (aqui dá pra acompanhar bem pelas fotos) até acabarem os discos.






8. Hora de juntar tudo. Eu transportei meu bolo separado até o local da festa por medo de acontecer um acidente. Mas é só passar doce de leite no lugar que vai  receber o andar de cima pra ficar tipo uma cola e colocar com cuidado.

Aqui vocês podem ver o bolo montado e decorado (esqueci de tirar fotos depois que eu empilhei tudo...). Pode ser decorado com frutas, castanhas, flores... Como a festa era de passarinho e as cores eram rosa, branco e dourado modelei uns ninhos, ovos e passarinhos em pasta americana e cobri as "emendas" entre um andar e outro com nozes picadas tingidas de dourado

 Aqui os tubos da Wilton:


Vou deixar aqui links para dois vídeos que ajudam muito:
Este ensina a fazer um naked cake ou pelo menos a montagem dele. O bolo que ela usa parece super seco, o recheio talvez seja um pouco estranho pro paladar brasileiro mas ajudou muito!

Este segundo é um vídeo da Otavia Somavilla que sugere uma alternativa mais barata e prática aos tubos da Wilton (acho que eu tive sorte de achar tão perto de casa, aqui em São José dos Campos! rs)

Quero agradecer muito minha professora sempre de plantão Paula Cinini e um agradecimento muito especial à Catarina Bitar, super boleira, que sem nem me conhecer respondeu gentilmente uma dúvida que eu deixei no blog dela num momento de desespero.  E claro ao meu super marido que me ajuda com o transporte de bolos e doces andando com o carro a 20 km/h pra que nada saia do lugar ;)

Espero que ajude quem quer muiiiito fazer um naked cake e qualquer dúvida é só perguntar!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Para adoçar a semana

As férias vieram e já se foram e eu ainda tô sofrendo pra voltar ao mundo real...
Antes de viajar eu queria ter postado as fotos dos doces que eu fiz pra uma festa de aniversário l-i-n-d-a!
Vou mostrar algumas fotos que eu tirei (ainda não temos as oficiais rs) e ainda esta semana vou colocar um post com o passo a passo do naked cake. Foi super difícil encontrar informações confiáveis e concretas da construção de um naked cake com mais de um andar então quero compartilhar com vocês como foi fazer um desses pra ajudar pessoas que, assim como eu, estão caminhando no mundo do açúcar.

E agora as fotos pra vocês ficarem com uma vontadinha ;)

Bicho de pé e brigadeiro dourado

Brigadeiro de damasco (amooo) e de doce de leite

Ovos de chocolate para uma festa de passarinhos!

Ovinhos de chocolate recheados com maracujá

Chocopop de maracujá com coco

A amada trufa de limão siciliano...aiai


Trufa de chocolate meio amargo 

E o naked cake! Doce de leite com nozes
Boa semana para vocês!

sábado, 26 de outubro de 2013

Torta de limão siciliano


Eu sou fã de limão siciliano! Esta torta eu fiz dia desses quando recebi a visita ilustre da mami e do irmão.
Super rápida ela é uma ótima opção quando a gente precisa fazer aquela sobremesa de última hora!
Eu gosto demais da massa com farinha de amêndoas, mas a quantidade que eu tinha era insuficiente então completei com bolacha triturada. Você pode fazer só com a farinha de amêndoa (ou outra castanha de preferência - eu acho a amêndoa mais neutra) ou só com bolacha (talvez precise aumentar um pouco a manteiga e pode omitir o açúcar!)

Ingredientes da massa:
80g de farinha de amêndoas 
40g de bolacha Maria triturada
4 ou 5 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de açúcar (usei 2 de açúcar light)

Misture todos os ingredientes e coloque numa forma de torta (se for desmontável ajuda bastante). Alise até ficar bem espalhado e retinho. Leve ao forno médio por 10 minutos ou até dar uma leve dourada.

Ingredientes da mousse:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Suco de 2 limões sicilianos
Raspas de 2 limões sicilianos

Bata todos os ingredientes. Usei o mixer porque fiquei com preguiça de sujar o liquidificador (feio né? rs).
Espalhe a mousse sobre a massa assada já fria. Leve à geladeira por pelos menos 3 horas.



Outra super opção pra usar essa mousse é trocar o limão siciliano pelo tahiti. Eu fiz outro dia pro chá de cozinha de uma amiga e coloquei em copinhos. Olha que fofo!

Semana que vem marido e eu saímos de férias. Eu tô preparando uma festa bem bacana pro sábado que vem, que é o dia que nós viajamos. Vou me esforçar muito pra conseguir colocar as fotos dos doces e do bolo aqui antes de viajar. Se não der, fica pra volta ;)

Bom fim de semana!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bolo de nozes ou avelãs ou amêndoas ou...


Ando dando muitas opções hein! O último bolo podia ser com frutas variadas, este com castanhas variadas...
Eu vi a receita de um bolo de amendoim no Panelaterapia e já comecei a transportar para outros sabores que eu tinha em casa. Testei com farinha e umas gotinhas de essência de amêndoas. Tem muita  gente que odeia essência de amêndoas! E eu sou obrigada a concordar que a essência comprada pronta tem um gosto mega artificial, mas confesso que eu e marido curtimos bastante ;)  Eu ainda vou fazer um extrato caseiro e claro que conto pra vocês o resultado.
Bom, nós gostamos bastante do bolo! Ai vai a receita adaptada:

Ingredientes:
100g de iogurte natural
2 ovos
2 colheres de sopa de leite (troquei por soro de coalhada)
2 colheres de sopa de óleo
2/3 de xícara de açúcar (usei demerara orgânico)
1 xícara de farinha de amêndoas (ou amendoim, ou nozes, ou avelãs etc)
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento

Misturar todos os ingredientes com fouet e assar em forma untada de bolo inglês no forno pré- aquecido (180 graus) até o palito sair limpo.
Para uma forma de tamanho comum ou de buraco no meio é só dobrar a receita.

Eu comprei umas formas de mini bolo redondas de 10cm e elas têm sido ótimas pra fazer receitas pequenas. Esta por exemplo já é uma receita pequena, mas eu fiz metade, já que muitas vezes um bolo deste tamanho fica demais para nós dois. Olha que bonitinho:


Outra sugestão pra usar esta receita é esta aqui!
Eu levei este bolo de SJC pra SP no meu colo e ele nem mexeu

Fiz este bolo  pro meu aniversário e usei avelãs em vez de amêndoas. Dobrei a receita e assei em duas formas de 20cm de diâmetro. Arrisquei um naked cake mas como recheei demais ficou parecendo um bolo de panqueca rsrsrs. Apesar disso minha vizinha quase morreu no elevador quando viu o bolo e quem comeu amooou, fez maior sucesso no facebook  dazamiga :)  

Creme do recheio:
1 pote de Nutella (150g)
1 lata de creme de leite
150 a 200g de chocolate meio amargo
Licor Frangelico (opcional)
1 caixa de morangos lindos, lavados e bem secos (use um papel toalha pra secar bem)

Derreta o chocolate no microondas na potência média. Misture com a Nutella, o creme de leite e o Frangelico a gosto.
Pique os morangos mais feinhos que eles vão entrar no recheio.

Montagem:
Corte os bolos ao meio. Disponha o primeiro disco no prato e regue com uma calda. (Fiz um Nescau fraco e misturei Frangelico - tudo a olho). Coloque um pouco do creme e os morangos picados - metade da caixa. Cubra com outro disco de bolo. Vá repetindo o processo até o último disco de bolo ser colocado. Não regue o último disco com calda. Sobre este disco coloque o restante do creme de chocolate e disponha os morangos mais bonitos para enfeitar. Salpique avelãs moídas, caso tenha sobrado. Faça sucesso com seus amigos!
Bolo fácil de fazer hein! Não suja nem batedeira!!!!

Boa semana pra vocês!

domingo, 1 de setembro de 2013

Bolo integral de maçã, banana, morango ou o que você quiser...

Este é o de maçã

Nessa onda de fechar a boca fico procurando receitinhas legais, que tenham um docinho pra alegrar a fera aqui e, claro, que engordem menos.
Passeando dia desses pelo Panelaterapia encontrei uma receita de bolo de banana integral. Fiz algumas adaptações para o meu gosto, meu regime e o que eu tinha em casa. Gostei tanto do resultado que testei com outras frutas. Agora tenho que fazer toda semana pra lancheira das crianças (no caso eu e marido).
Não é bolo pra servir pras visitas, mas ele cumpre a função de ser um lanchinho saudável e menos calórico.

Ingredientes:
1 ovo
2 colheres de sopa de açúcar light (ou 4 colheres de açúcar comum ou 4 colheres de adoçante que pode ir ao fogo)
3 a 4 maçãs pequenas descascadas e picadas (aqui você pode substituir por 3 bananas pratas amassadas ou uma caixinha de morangos picados)
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de soro de coalhada (pode trocar por leite)
2/3 de xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de aveia
1 colher de fermento em pó
1 pitada de sal
Canela a gosto (opcional)
Gengibre ralado a gosto (opcional)
1 pitada de cravo em pó (opcional)
Baunilha a gosto (opcional)

Misture todos os ingredientes com uma colher. Não precisa de liquidificador porque a massa fica bem consistente, difícil de bater (e a fruta não ficaria em pedacinhos). Coloque em forma untada para bolo inglês e leve ao forno pré-aquecido até que o palito saia limpo.
Eu normalmente asso meus bolos numa temperatura de 180 a 200 graus. Este bolo costuma assar em 25-30 minutos.
Morango...

...e banana
Se vocês olharem as fotos vão ver que não é o bolo mais bonito do mundo, mas fica bem gostosinho.
Quando eu faço com morango e maçã ele fica mais molhadinho. Aliás eu até acho que o de morango fica meio embatumado, provavelmente por soltar mais água, maaaas meu marido adora. O meu preferido é o de maçã porque combina com as especiarias que eu gosto muito e dão um perfume especial no bolo! Ah, outro dia coloquei um pouco de coco queimado ralado no de banana (umas 2 colheres de sopa), deu um charme viu! E com castanhas também fica ótimo. Enfim, dá pra fazer muitas variações, depende do seu gosto e da vontade de emagrecer rsrsrs.
Normalmente eu dobro a receita e asso em forma de buraco. Depois corto em fatias e congelo num saco plástico. Ai todo dia de manhã é só tirar um pedaço e colocar na lancheira rs ;)

Uma semana ótima pra vocês!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Brownie de chocolate


Faz um mês que eu comecei um regiminho e sumi do meu próprio blog e de todos os outros que eu gosto de ler. Ficar olhando comidinhas deliciosas e doces que eu quero levantar do sofá pra fazer não me ajuda a fechar a boca...rs
Esse brownie tá bem atrasado! Eu fiz no Dia dos Namorados porque é um doce que o marido adora além de ser muito rápido de fazer (e leva bem menos manteiga que outras receitas de brownie!). Eu adaptei essa receita do meu livro Chocolate:

Ingredientes:
55g de manteiga sem sal
115g de chocolate meio amargo
175g de açúcar mascavo
2 ovos
85g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
55g de nozes picadas
35g de chocolate meio amargo picado
8 caramelos (tipo toffee) picados



Modo de fazer:
Derreta a manteiga e os 115g de chocolate e reserve.
Em uma tigela bata o açúcar e os ovos até ficar cremoso (bati na mão mesmo). Misture este creme no chocolate. Depois, delicadamente, acrescente a farinha, o fermento e por fim as nozes, o chocolate picado e os caramelos.

Despeje tudo numa assadeira untada (eu forrei com papel manteiga) e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus por 25 ou 30 minutos.
Espere esfriar um pouco antes de cortar e tirar da forma.
Eu servi quentinho com sorvete de creme.
Os caramelos deram um toque meio puxa-puxa que eu adoreeeeei!

Olha essa casquinha...
Receitinha fácil, eu fiz em 15 minutos e ficou uma delícia. E dá pra congelar também!!!
E viva a praticidade!







segunda-feira, 15 de julho de 2013

Bolo de morango


Achei esse bolo de morango no site da diva Martha Stewart e apaixonei. Já fiz duas vezes.
Fica molhadinho porque os morangos assam junto, bem macio e perfuma a casa inteira.

Ingredientes:
6 colheres de sopa de manteiga sem sal (90g)
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de chá + 2 colheres de sopa de açúcar 
1 ovo
1/2 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de extrato de baunilha caseiro
1 1/2 caixa de morango

Misture a farinha, o fermento e o sal numa tigela e reserve.
Bata a manteiga e uma xícara de açúcar até ficar homogêneo e cremoso. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente o ovo, o leite e a baunilha.
Misture a farinha delicadamente até a massa ficar homogênea.
Despeje em forma untada (usei uma assadeira redonda de 20cm) e sobre a massa vá colocando metades de morango, bem perto uma da outra. Eu inclusive fui afundando os morangos pra caber mais... 
Polvilhe as duas colheres de sopa restantes sobre os morangos. Eu polvilhei uma só e usei açúcar de confeiteiro.
Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 1 hora ou até ele ficar coradinho e o palito sair limpo.
O meu bolo ficou meio alto, faria de novo numa assadeira um pouco maior

Meia receita rende 3 bolinhos de uns 10 ou 12cm