Esse fim de semana eu comemorei meu aniversário e esse ano me concentrei só nos doces. Comprei sanduíche de metro, queijos, amendoins e castanhas, mami fez maionese e pronto, tudo bem simples!
Já os doces....eu passei a semana toda em função deles. O forte foram os brigadeiros.
Fiz seis tipos diferentes, dois deles eu já passei a receita neste post, que são o de chocolate amargo e chocolate amargo com Frangélico, que é um licor de avelãs muito saboroso e perfumado.
A diferença é que desta vez eu comprei chocolate belga, da marca Callebaut. Eu fui na loja Central do Sabor e comprei os pacotes de 500g de chocolate amargo (53%) e ao leite. Eles vêm em gotas e saiu R$18,00 cada pacote. A outra opção era a barra de 5kg que pra mim seria demais, pelo menos para essa situação, era só uma festinha de família...rs
Comprei também o split que substitui o chocolate granulado. São quadradinhos de chocolate, tão saborosos quanto as gotinhas...rs O pacote de 1kg saiu R$ 40,00.
O chocolate é mais caro, mas nós estamos falando de chcocolate belga, que é muito mais saboroso e você consegue perceber bem a diferença no doce. Então, eu digo com toda a confiança, que se você quer arrasar com seus brigadeiros, vale o investimento!
Apesar de já ter postado as receitas do de chocolate amargo e do Frangélico eu vou reforçar porque mexi um pouco nas quantidades e na apresentação:
1 lata de leite condensado (Leite Moça)
85g de chocolate ao leite ou amargo em pedaços bem pequenos (uma ótima vantagem das gotinhas é que não precisa picar! rs)
10 a 15g de manteiga
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar.
Bom, o ponto do brigadeiro é um problema... eu queria ter feito um videozinho pra colocar aqui pra vocês, mas como eu tava sozinha em casa, não consegui. Eu sempre sofri bastante e já joguei muito doce fora por ter passado demais e o negócio virou uma pedra... Dessa vez milagrosamente eu acertei todos! Foi uma vitória, eu fiquei bem feliz.
Vou tentar explicar: a gente sempre ouve o famoso "desgrudar do fundo da panela" e de fato tem que desgrudar fácil do fundo e das laterais, quando você movimenta a panela o doce tem que movimentar todo, em bloco, bem solto. Mas não é logo que desgruda. Você tem que colocar um pouco do brigadeiro na colher que você está mexendo, levantar a colher a uns dois palmos da panela e deixar o doce escorrer. Se ele fizer um castelinho e mantiver por alguns segundos, esse é ponto. Se ele escorrer e misturar rapidamente com o doce que está na panela, precisa mais. Essa técnica eu aprendi no curso do Senac e adorei. Aprendi outras também, em diferentes cursos, mas exigem que você tire a panela do fogo pra fazer o teste e ai nós corremos o risco de queimar nosso doce, portanto não recomendo.
Bom não sei se ficou muito claro, qualquer dúvida fiquem a vontade para perguntar. É claro que eu não sou nenhuma expert no assunto, mas depois de fazer tantas tentativas a gente aprende alguma coisa né!
Dando o ponto é só tirar da panela e deixar esfriar.
No caso do brigadeiro de Frangélico a bebida vai entrar depois do ponto. Deu o ponto você acrescenta 100g de licor e continua mexendo até dar ponto de novo. Agora é só esperar esfriar pra enrolar.
As fotos não ficaram boas por causa da luz e porque eu não tive tempo suficiente pra tirar muitas...Tentei selecionar as melhores...
O brigadeiro de chocolate ao leite eu passei no split ao leite e rendeu 84 unidades (docinho tamanho festa).
O amargo com Frangélico eu passei na farinha de amêndoa e coloquei um pedacinho bem pequeno de avelã no centro. Rendeu 60 docinhos.
Para o amargo puro eu bati no processador um punhado de chocolate amargo e um punhado de split. Ficou com uma carinha de crocante, mas na mordida tava bem macio. A receita rendeu 70 docinhos.
Eu curti muito a minha experiência com os brigadeiros e eles realmente fizeram sucesso. No próximo post tem mais!