
Depois nós fomos lá outras vezes e eu sempre ficava tentando descobrir como aquele prato era feito, porque me parecia algo difícil de executar...e era tão bom!
Eu nunca tinha visto batata rostie em São Paulo, mas hoje já comi até aqui em Sao José dos Campos...
Um dia resolvi tentar fazer, na cara e na coragem, nem cheguei a procurar receita. E deu certo! A primeira não ficou tão bonita, mas com o tempo eu fui melhorando. Aí vai a receita:
Coloque no fogo uma panela com água, sal e duas folhas de louro. Assim que ferver coloque umas dez batatas médias e marque 8 minutos. Cuidado pra não passar, senão vira purê! Retire as batatas da água, espere esfriar e rale no ralo grosso (eu ralei no processador, mas dá pra fazer no ralador comum) e reserve.
Prepare um recheio do seu gosto. Essa da foto eu recheei com frango desfiado refogado e brócolis cozido, azeitona picada e temperos (pimenta síria, noz moscada, sal e páprica picante). O nosso recheio preferido de batata rostie é ricota com espinafre!
Coloque uma frigideira média no fogo baixo com um pouco de manteiga. Espere derreter e espalhe bem pra batata não grudar. Disponha metade da batata ralada na frigideira, sem deixar espacinhos vazios. Assim:
Depois que tostar um lado vire e deixe tostar o outro. Tire da frigideira e reserve. Faça a mesma coisa com a outra metade da batata ralada, mas quando virar, coloque o recheio:
Quando estiver tostadinha no seu gosto, desligue o fogo e cubra com o disco que estava reservado. Vire a frigideira, com bastante cuidado, num prato grande e sirva com uma saladinha!