quinta-feira, 26 de abril de 2012

Merengue de morango


Vou começar contando sobre nosso jantar de aniversário de casamento pela sobremesa!
Como o Luis não é muito amigo dos doces eu sempre procuro fazer algum que ele goste muito. E ele curte doces com frutas, principalmente morango e maracujá. 
Já faz um tempo que eu tava com vontade de bolo de morango com chantilly, juntei as duas coisas. Só que o meu cérebro gastronômico nunca pára de pensar e veio a ideia de fazer um merengue (que eu também tava com vontade..rs). Veja bem, chantilly é algo bem difícil de eu fazer por ser muito gordo. Imagina chantilly com suspiro? Eu não faria nunca caso não fosse uma data especial. Como era o caso, fiz. Foi muito fácil, rápido e ficou bom demais. Super recomendo, principalmente se você não engordou de 2 a 3 kgs nos últimos 10 dias com a desculpa de que estava de férias!
Anota aí:

2 caixas de morango (os meus estavam congelados)
Mais ou menos 60g de suspiro (comprei pronto!)
250g de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar (usei o de confeiteiro)
1 colher de sopa de extrato de baunilha (se for essência, só uma colherzinha de café é suficiente)

Coloque o creme de leite no congelador por 20 minutos. Dizem para colocar também os batedores e a tigela (por uma hora), mas no meu congelador não cabe... Depois bata na batedeira por uns 3 minutos. Acrescente o açúcar e a baunilha (opcional) e continue batendo até atingir ponto de...chantilly. Difícil explicar essa parte...Algumas pessoas dizem que tem que parar de bater quando o batedor forma um buraco no meio da tigela. Eu paro quando meu creme fica firme, sem mexer ao balançar a tigela. Só cuidado pra não bater demais, senão vira manteiga!

Pegue 2 taças grandes e coloque alguns morangos. Quebre alguns suspiros para formar uma camada que cubra os morangos. A próxima camada é de chantilly. Na minha taça deu pra colocar 2 vezes cada camada.
Fica assim:
A foto não tá lá essas coisas mas dá pra ver as camadas certo?
Lembram que uns meses atrás eu falei do extrato de baunilha neste post? Ele tá pronto e foi usado no chantilly. 
Dá um sabor incrível!!!
Fiquei apaixonada pelo meu extrato de baunilha! Lindo, perfumado... não tem nada a ver com aquela essência de vidrinho tá!

Eu nunca tinha colocado baunilha no chantilly, testei e  ficou uma delícia!
E sobrou essa tacinha da frente...

Você pode fazer esse doce com outras frutas como pêssego em calda, frutas vermelhas, manga...eu arriscaria até musse de maracujá! Um doce super fácil, rápido e delicinha hein! Vai, faz, agrade seu fim de semana prolongado! Ah, aquela história de que engorda era brincadeira, viu! hihihi


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Panquecas para um café da manhã especial


Hoje eu e o Luis fazemos 3 anos de casados! E ontem completamos 8 de namoro!!!
A primeira vez que o Luis foi do Rio pra São Paulo me visitar (que foi quando nós começamos a namorar) eu ia ao aeroporto pra buscá-lo depois de uma aula da faculdade. E minha amiga Ju me acompanhou até o ponto de ônibus. Eu tava, lógico, super ansiosa mas eu tenho um otimismo incrível dentro de mim (que também existe para cozinha, eu nunca cogito a hipótese de algo dar errado!) e nunca passou pela minha cabeça que ele pudesse não aparecer. Bom, ele foi e cá estamos nós, 8 anos depois... A parte engraçada é que depois de tudo isso a Ju me contou que ela tinha quase certeza de que ele não viria, eu ia voltar pra faculdade chorando e ela ia me consolar...rsrs

Bom, eu quis começar o dia com um café diferente da vitamina e do pão com coalhada de sempre. Fiz panquecas de banana com aveia. Cheguei a procurar algumas receitas na internet mas nada me agradou. Lembrei do livro Revolução na Cozinha, do Jamie, só que também não quis fazer as panquecas dele, mas ele me deu uma informação muito importante... Quando nós usamos farinha com fermento nas panquecas elas ficam gordinhas e fofinhas, como as americanas, já a farinha sem fermento faz as panquecas ficarem mais parecidas com os crepes europeus, bem fininhas e delicadas.

As fininhas eu sempre faço com carne , espinafre etc. Dessa vez eu queria as gordinhas! Não tenho o hábito de usar farinha com fermento, então improvisei e fiz a receita de um jeito que eu achava que podia dar certo. Ai vai:

1 ovo
2 bananas prata
1/2 xícara de aveia em flocos finos
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
1 colher de café bem cheia de fermento
1 pitada de canela (opcional)

Bati tudo com o mixer (preguiça de sujar o liquidificador...).
Unte uma frigideira com manteiga e coloque 1 colher de sopa cheia para cada panqueca.
A quantidade que você vai fazer de uma vez depende do tamanho da frigideira (esqueci de fotografar esse passo), mas mesmo na frigideira média dá pra fazer umas 2. Assim que dourar, vire a panqueca com uma espátula. Dourou do outro lado, tá pronto!
As opções de acompanhamento são inúmeras, depende da imaginação. Nós comemos com mel...


manteiga...


e cream cheese!


Eu não coloquei açúcar porque o Luis não curte coisas muito doces no café da manhã, mas pra quem quiser algo docinho é bom colocar umas duas colheres de sopa e bater com os outro ingredientes.
Essa quantidade foi suficiente pra nós 2 e ainda sobraram 4 panquequinhas, mas nós só comemos isso.E vale falar que eu fiz em menos de 30 minutos!

Ainda vai ter um jantar especial hoje, depois eu conto! Ah e tô preparando também um post sobre os restaurantes legais que nós fomos em Foz do Iguaçu!
Beijos


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Torta de milho com brócolis


Eu amo comer fora. Aliás, dinheiro bem gasto pra mim é com viagem e comida. Mas quando eu chego de viagem minha cozinha funciona a todo vapor. Volto cheia de ideias, vontades e energia pra colocar tuuudo em prática. Portanto, se eu tiver tempo essa semana, o blog vai bombar! rs
Nós chegamos de Foz do Iguaçu na sexta à noite e... saímos pra comer uma pizza. 
No sábado meu fogão começou a ferver...
A receita de hoje, na verdade, acabou de sair do forno. Já tinha feito uma vez mas foi na época dos ovos de Páscoa e eu tava tãaaao cansada que não tive vontade energia pra tirar foto. Só que ficou tão tão boa que eu quis repetir logo. Peguei essa receita num livrinho da Philips-Walita que veio junto com minha batedeira. Fiz algumas adaptações. Na verdade a original é couve com milho, só que couve é uma coisa que eu não costumo ter na geladeira, já brócolis congelado não falta nunca!
Acho super prático e muitas vezes mais barato do que o fresco. Em 5 minutos você tem um verdinho na refeição SEM precisar lavar, deixar de molho, olhar com atenção procurando lagartinhas...

Ingredientes:
300g de brocólis congelado (ou 2 xícaras de couve)
300g de milho congelado (ou 4 espigas debulhadas)
1 xícara de chá de leite (usei desnatado)
1 xícara de chá (150g) de queijo minas ralado (misturei com queijo prato)
2 gemas
6 colheres de sopa de fubá
1 colher de sopa de fermento em pó
4 claras

Bata no liquidificador ou no mixer o milho, o leite e o queijo. Junte o brócolis (também bati no mixer), as gemas, o fubá, o fermento e o sal.
Bata as claras em neve e adicione cuidadosamente aos outros ingredientes.
Coloque em um pirex untado com azeite e leve ao forno 200 graus por 40 minutos. Pra garantir, faça o teste do palito, tem que sair limpinho!




Pronto! É fácil, fica fofa, levinha...uma delícia!


Beijos e boa semana!



sexta-feira, 13 de abril de 2012

Desafio: uma receita para ti... Camarão com curry e maçã


Pobre blog, abandonadérrimooooo!
Juntou a Páscoa (siiiiiim fiz muitos ovos!!!), véspera de férias e muito trabalho lá na clínica. Fiquei offline mais de duas semanas sem conseguir entrar nos blogs que gosto tanto e sem postar!
Mas agora, tô de volta! Hoje eu vim trazer  um camarão com curry e maçã do desafio: uma receita para ti, do blog Arco-íris na cozinha. Era só fazer a inscrição e a MissB mandava uma receita.
Bom, eu adorei a minha! Se tem um tempero que não pode faltar em casa é curry! Acho uma delícia fazer aquela comidinha cheirosa que perfuma a casa toda.

Sempre faço receitas desse tipo que casam curry com leite de coco. A novidade pra mim foi a maçã. Achei super diferente e fiquei animada de testar um sabor novo numa comida que eu já gosto. O problema é que quando fui olhar a receita, a maçã aparece nos ingredientes mas desaparece no modo de fazer. Tive que inventar o momento de acrescentá-la, mas deu muito certo!

Ingredientes:
1 kg de camarão (usei congelado, mas certeza que com o fresco fica melhor viu!)
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
Sal a gosto
1 maçã em cubinhos
2 ou 3 colheres de curry em pó
1 colher de chá de vinagre
1 colher de sopa de coco ralado
1 vidro de leite de coco
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de gengibre em pó
piripiri a gosto (é uma pimenta tipo chilli, troquei por pimenta cayena)
2 colheres de sopa de coentro (omiti porque não encontrei no dia)
Arroz para acompanhar

Preparo:
Refogue o alho e a cebola no azeite até ficarem transparentes. Junte o gengibre e a pimenta e deixe cozinhar um pouco.
Dissolva em uma tigelinha o curry, o vinagre e o sal e adicione ao refogado. Coloque o coco e o leite de coco e espere ferver.
Misture o camarão e cozinhe por 4 ou 5 minutos. Coloquei a maçã neste momento, junto com o camarão. Por último adicione o coentro, retifique os temperos e sirva com arroz.

Parecem muitos ingredientes mas é bem fácil e a maçã dá um toque delicioso! Fiz essa quantidade mesmo e foi muita comida! Para duas pessoas usaria só 1/2 kg de camarão pra fazer meia receita.

Para acompanhar essa delícia fiz arroz tailandês e batatinha noisette.

Espero que gostem da receita e dia 16 dêem uma olhada no Arco-íris na cozinha. A MissB vai publicar as fotos de todas as receitas participantes!!!

Nos próximos 15 dias estarei de férias mas vou tentar deixar uns posts programados.
Beijinhos e bom fim de semana